SDA realiza seminário para discutir o PNCF

2 de abril de 2012 - 15:16

 

Na ocasião, será elaborado o Plano Operativo Anual 2012 do Programa Nacional de Crédito Fundiário

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) realiza, nos dias 3 e 4 de abril, seminário para elaboração do Plano Operativo Anual 2012 do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PCNF). O encontro será no auditório do parque de Exposição César Cals, a partir das 8h30min. De acordo com o coordenador de Crédito Rural e Políticas Afins, Arimatéa Gonçalves, o evento vai discutir obstáculos e oportunidades para traçar estratégias para o alcance de metas que visam a aplicação racional dos recursos do PNCF.

O encontro vai reunir parceiros da SDA que oferecem assistência técnica, que são a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), Federação dos Trabalhadores/as na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece), Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), empresas credenciadas pelo MDA e agentes financeiros: Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal.

O PNFC oferece condições aos trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra para que possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento, de valor reembolsável. Contudo, através do subprojeto de investimentos comunitários (SIC) são disponibilizados recursos não reembolsáveis para construção de moradia e implantação de infraestrutura produtiva com acompanhamento de assistência técnica.

Segundo Arimatéa Gonçalves, atualmente existem várias linhas de crédito tanto do PNCF que contemplam agricultores familiares em diversas linhas de crédito. “No Ceará, existe uma clientela em potencial, produtores que podem ter acesso aos programas de crédito nós queremos colocar dentro dessas políticas públicas atores vivos, que atuam junto aos agricultores e podem incluir esses agricultores no processo para que se utilizem das linhas de crédito e se fixem no campo, por meio da construção de sua moradia, infraestrutura produtiva e geração de renda. Aqui estamos mostrando ao mercado que existem essas linhas disponíveis”, pontua.

Para aderir ao Crédito Fundiário, os agricultores devem procurar uma entidade parceira, credenciada pelo MDA para obter informações sobre as normas, condições de financiamento, e sobre a elaboração de projetos que poderão ser contemplados pelo PNCF.

Segundo a coordenadora da Unidade Técnica Estadual do PNFC, Leuda Cândido, “o programa é voltado principalmente para o agricultor familiar que tem a oportunidade de desenvolver sua produção e ter uma propriedade para produzir e ter retorno”.

 

Serviço:

Seminário sobre o Plano Operativo Anual de 2012 no PNCF, dias 3 e 4 de abril

Local: Auditório do Parque de Exposições Governador César Cals

Avenida Bezerra de Menezes 1820, São Gerardo – Fortaleza.CE

Horário: A partir das 8h30min até às 17 horas

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.br