Inaugurados mais dois escritórios da Ematerce

9 de abril de 2012 - 18:37

Os novos escritórios foram inaugurados em Itaitinga e Chorozinho e atenderão agricultores familiares locais

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), inaugurou na manhã desta segunda-feira (09), mais dois postos avançados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce). As unidades já estão em funcionamento nos municípios de Itaitinga e Chorozinho.

As duas prefeituras assinaram convênio com o Governo do Estado para garantir o funcionamento dos postos. O Estado oferece os agente rurais e os equipamentos e as prefeituras bancam a manutenção do prédio e disponibilizam os servidores administrativos do prédio.

A ação visa ampliar a prestação dos serviços de assistência técnica aos agricultores familiares e promover o acesso dos trabalhadores às políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do campo. Segundo o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, os novos escritórios vão disponibilizar, além da assistência técnica para a agricultura familiar, os programas de desenvolvimento agrário dos governos Estadual e Federal. “Os agricultores familiares vão poder ter acesso, ao Pronaf, ao Crédito Rural e às políticas da SDA. Nós levamos as nossas políticas públicas para os agricultores familiares, onde estão os maiores índices de pobreza do Ceará”, afirmou.

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, destacou os investimentos do Governo do Estado na agricultura familiar, tanto com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza – FECOP – quanto através de parcerias com o Governo Federal ou instituições financeiras internacionais, como o Banco Mundial e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). “Nós estamos buscando parcerias para desenvolver a nossa agricultura familiar. Até o final de 2014 nós queremos que todos os trabalhadores rurais do Ceará tenham acesso às políticas do Governo do Estado”, disse.

Até o momento, já foram inaugurados 45 escritórios. Já existem unidades em 112 municípios cearenses. “Nós esperamos inaugurar até o final do ano, escritórios da Ematerce em todos os municípios cearenses, para que possamos universalizar em todo o Ceará as políticas da SDA”, afirmou Nelson Martins.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510