Lançada a quinta edição da FECEAF

19 de abril de 2012 - 21:39

 

O evento será em Fortaleza entre os dias 5 e 8 de julho. Vai reunir agricultores familiares de todo o Ceará, oferecendo oportunidades para negócios e também capacitação

Foi lançada nesta quinta-feira, na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece), a quinta edição da Feira Cearense da Agricultura Familiar (Feceaf), que acontecerá entre o dias 5 e 8 de julho e reunirá agricultores familiares de todo o estado.

A V Feceaf é uma realizada em conjunto pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), e pela Fetraece.

A solenidade de lançamento foi prestigiada pelo secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, pelo secretário adjunto da SDA, Antônio Amorim, o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), José Maria Pimenta, e por agricultores dos 184 municípios do Estado.

A feira tem o objetivo de fortalecer a Agricultura Familiar através da promoção, divulgação e comercialização dos seus produtos. Considera os aspectos cultural, ambiental, organizacional, político e da sócio economia solidária e reúne agricultores familiares e consumidores urbanos que buscam produtos naturais típicos do meio rural. A meta para 2012 é trazer 380 expositores e que o número de visitantes seja em torno de 40 mil nos 4 dias do evento.

Segundo o secretário-adjunto da SDA, Antônio Amorim, a Feceaf é um espaço importante para a apresentação da diversidade dos produtos da agricultura familiar. “A feira consegue juntar os trabalhadores da agricultura para eles discutirem mercado. O contato direto com os consumidores permite que eles sempre aperfeiçoem os programas”, afirmou.

Durante o evento haverá capacitações tecnológicas em processamento de mel, leite, frutas, peixe e carne e ainda exposição de animais: ovinos, caprinos e bovinos; e apresentação de grupos culturais vindos das comunidades rurais de diversos municípios.

Para o secretário Nelson Martins a Feceaf tem grande importância porque fortalece a agricultura familiar, “três questões são fundamentais: o fortalecimento do elo da agricultura familiar, no que diz respeito a comercialização, a assistência técnica e a comercialização dos produtos da Agricultura Familiar. O incentivo às feiras é fundamental para que esse elo se fortaleça”. Ele ressaltou ainda a importância da parceria entre a SDA e a Fetraece para o sucesso da feira.

Serviço:

V FECEAF – De 5 a 8 de julho, no Parque de Exposições Governador César Cals
Avenida Bezerra de Menezes 1820 – São Gerardo


Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.br