CONAB reafirma parceria com o Ceará para combater a estiagem

20 de abril de 2012 - 17:45

 

Foi reafirmada a parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal para o combate à estiagem no Ceará. A CONAB anunciou a liberação de 150 mil toneladas de milho para a alimentação animal

Tomou posse na manhã desta sexta-feira (20), o novo superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) no Ceará, Francisco Agenor Pereira, em solenidade realizada na Superintendência Federal de Agricultura, em Fortaleza.

O evento foi prestigiado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), ali representada pelo titular da pasta, Nelson Martins, e pelo presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), José Maria Pimenta. Também compareceram ao evento representantes da bancada cearense na Câmara Federal, os deputados Mauro Benevides, José Aírton Cirilo e João Ananias, e o presidente nacional da CONAB, Rubens Rodrigues.

Durante o evento foi reafirmado o compromisso da parceria entre o Governo Federal e o Governo do Estado, principalmente no que diz respeito ao combate à estiagem. “Neste momento, a ajuda da CONAB é fundamental, nós já solicitamos milho e forragem para alimentar o rebanho no Ceará”, afirmou o secretário Nelson Martins.

O presidente nacional da CONAB, Rubens Rodrigues de Sousa, garantiu que será feito tudo o que for necessário para combater a estiagem no Ceará. “Nós já garantimos 15 mil toneladas de milho para a alimentação do rebanho. Temos ainda uma estrutura montada para levar diretamente aos municípios que decretarem situação de emergência, com o serviço delivery de abastecimento”, informou. Segundo Rodrigues há estoque suficiente de feijão, milho, e grãos para atender aos municípios durante o período de estiagem.

Encontro de Governadores do Nordeste

Na próxima segunda-feira (23), os governadores do Nordeste terão reunião com a presidente Dilma Rousseff, em Aracaju, onde será apresentada ao Governo Federal uma pauta de reivundicações para o combate à seca. O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra também deve participar da reunião.

Nesta reunião, o Governador Cid Gomes vai levar um conjunto de propostas para o combete à seca. O documento foi elaborado em conjunto pela SDA, Funceme, Defesa Civil do Ceará, e movimentos sociais. Entre as medidas está a antecipação do Garantia Safra e ações de abastecimento d’água para o consumo humano e animal.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

 

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.br