Ceará é destaque na classificação vegetal

23 de abril de 2012 - 13:44

O Núcleo de Classificação Vegetal da SDA atente, atualmente, os estados do Norte e Nordeste e conta com sala de treinamento referência no Brasil

O Núcleo de Classificação Vegetal (Nucla), da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará, (SDA), atua há mais de 50 anos na avaliação e certificação de qualidade dos produtos de origem vegetal dirigido à alimentação humana.

Antes de chegar às gôndolas dos supermercados, os produtos vegetais são analisados em laboratórios de classificação para saber se atendem aos padrões de comercialização definidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), regulamentado pelo decreto 6268/07.

O serviço de classificação vegetal da SDA é referência no Norte e Nordeste, atendendo tanto o Poder Público como a iniciativa privada. “Quem for comercializar algum produto vegetal é obrigado a solicitar o serviço de classificação, que vai identificar se ele atende aos padrões exigidos pelo Mapa”, afirmou Graça Almeida, supervisora do Núcleo de Classificação da SDA. “Caso o produto não seja classificado, ele deve atender uma série de exigência para passar por um novo processo de classificação”, completou.

O Nucla atende, atualmente, produtores rurais, importadores, embaladores, comerciantes (atacado e varejo) e Prefeituras Municipais de todo o Norte e Nordeste, através dos postos de classificação de Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Crateús e Sobral, bem como os laboratórios instalados nos portos do Pecém e Mucuripe para fazer a classificação de produtos vegetais importados que chegam em contêineres antes de serem distribuídos para os pontos de venda.

No caso do atendimento ao Poder Público são classificados os alimentos direcionados aos programas institucionais como o Fome Zero, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PENAE) e o programa de compra antecipada da agricultura familiar, executado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que podem ser atendidos nos 06 (seis) postos de classificação distribuídos nas principais regiões do Estado.

“Para qualquer Programa de compra e venda do Governo Federal, de produtos de origem vegetal, faz-se necessário a certificação da qualidade dos produtos. Os governos só compram os produtos classificados para os programas institucionais. Até mesmo uma doação para a Conab só pode ser aproveitada se os produtos tiverem o certificado de qualidade”, afirmou Claudino José Gomes, engenheiro agrônomo e classificador.

Sala de Treinamento

O Nucla da SDA conta com sala de treinamento e instrutores habilitados pelo MAPA para oferecer capacitação aos classificadores de todo o Brasil. São oferecidos cursos para classificadores de grãos, frutas e farinha.

Núcleo de Classificação Vegetal da SDA

Avenida Bezerra de Menezes 1820 – São Gerardo – Fortaleza.CE

Horário de Funcionamento: Das 8h às 12h, das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Contato: (85) 3101.8065 / e-mail: clavece@sda.ce.gov.br

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário