SDA discute projetos agroecológicos

26 de abril de 2012 - 16:22

Serão implantados 363 projetos agroecológicos integrados e sustentáveis em parceria com a Fundação Banco do Brasil

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) realiza nesta sexta-feira (27), em parceria com a Fundação Banco do Brasil (FBB), reunião com prefeitos e secretários de agricultura beneficiados com a construção de 363 Projetos de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS).O encontro será no Parque de Exposição César Cals, a partir das 9 horas.

Serão beneficiados agricultores familiares de 19 municípios localizados nas regiões da Ibiapaba, Litoral Oeste, Sertão dos Inhamuns/Crateús e Sobral. Eles produzirão alimentos para os autoconsumo e o excedente será comercializado.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) será a responsável pela a capacitação e acompanhamento, além de disponibilizar técnicos exclusivos para atender os agricultores PAIS. Os projetos de irrigação visam o apoio a agricultura familiar com cultivo de frutas, hortaliças, plantas medicinais, cereais e também macaxeira, além de criação de pequenos animais. Cada um abrange até meio hectare (5 mil metros quadrados) de área cultivada.

“Cada agricultor beneficiado com o projeto dará como contrapartida adesão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), de no mínimo 2 mil reais. A adesão será através do Banco do Brasil”, informou o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins.

Ao todo serão investidos em torno de R$ 3,4 milhões. De acordo Wanderlei Guimarães, orientador da Célula de Áreas Irrigadas da SDA, cada PAIS está orçado em R$ 9,3 mil, sendo que a FBB entrará com R$ 3,8 mil para cada projeto e o restante será financiado pelo o Estado com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) e pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Serviço

Reunião para tratar sobre Projetos de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS)

Local: Parque de Exposição César Cals

Data: 27 de Abril, a partir das 9 horas