Começa a 9ª edição da Expoinverno

3 de maio de 2012 - 14:39

O evento prossegue até o próximo domingo (6). Haverá exposição de ovinos, caprinos, bovinos e equinos de diversas raças

A abertura da IX Expoinverno contou com a presença de autoridades, coordenadores da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) empresários do setor agropecuário e dos ex-presidentes do Clube do Berro, entidade organizadora da feira, que receberam homenagem do atual presidente Francisco Leitão de Moura. A solenidade marcou também a comemoração pelos 30 anos do Clube do Berro.

O evento prossegue até o próximo domingo, e a exposição congrega amostra e julgamento de ovinos, caprinos, bovinos e equinos, vindos do Maranhão, Piauí, Ceará, Sergipe, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. Para a avaliação dos animais virão juízes do Ceará e Rio Grande do Norte, cadastrados pela associação brasileira dos criadores de ovinos e caprinos. Haverá também leilão de animais e para as espécies equinas haverá prova de batida, picada e conformação e curso de doma e conformação para cavalos quarto de milha.

Combate à Aftosa

O presidente do Clube do Berro e organizador da Expoinverno, Francisco Leitão, destacou o otimismo dos criadores cearenses com as políticas do Governo Estadual de combate à Febre Aftosa.

“Hoje qualquer animal que for comercializado com outros estados precisa passar pela quarentena. São 40 dias fazendo sorologia para saber se o animal realmente está livre do vírus da febre aftosa. Com a entrada do Ceará na zona livre com vacinação, vamos poder comercializar carne e leite com outros estados. Isso se deve ao compromisso do Estado com o setor agropecuário, e esta Expoinverno começa com o este sentimento de otimismo dos empresários do setor”, afirmou Leitão.

O presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), Augusto Júnior, também foi homenageado pelo Clube do Berro pelo trabalho de prevenção e combate à febre aftosa. “Em junho e julho, haverá a sorologia, promovida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o resultado final deve sair em novembro. Estamos otimista de entrar na zona livre de aftosa com vacinação”, disse.

Homenagens

Também foram homenageados pelo Clube do Berro, o secretário Nelson Martins, o secretário adjunto, Antônio Amorim, e os coordenadores de Planejamento e Gestão, Crisitiano Goes, e das cadeias produtivas da pecuária, Márcio Peixoto.

Negócios

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, destacou que a Expoinverno representa uma oportunidade de empreendedorismo para os criadores. “Além da geração de negócios agropecuários, esta edição da exposição, representa também a oportunidade de melhoramento genético para o rebalho e para a nossa produção de ovinos e caprinos”, afirmou.

Também estiveram presentes à solenidade, o secretário Especial da Copa, Ferruccio Feitosa, e o deputado estadual Sineval Roque, representando a Assembleia Legislativa.

Programação

Durante a Expoinverno há a exposição de uma fazendinha  e uma bodega, ambas, ao estilo antigo do interior cearense. Haverá também um engenho, que terá caldo de cana e rapadura, uma casa de farinha, com a comercialização de tapioca, goma, beiju e produtos similares, e exposição de artesanato, produzido na Ceart.

Na quinta (3) e sexta (4) haverá a exposição e julgamento dos animais ovinos, caprinos, bovinos e equinos. No sábado (5) haverá julgamento e leilão dos animais e no domingo (6), a festa de encerramento.

Serviço:

IX Expoinverno, até domingo, 06/05, das 8h às 22h

Local: Parque de Exposições Governador César Cals

Avenida Bezerra de Menezes 1820, São Gerardo, Fortaleza.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.br