SDA discute Garantia Safra com municípios

8 de maio de 2012 - 20:17

O objetivo é orientar os parceiros para que municípios se tornem aptos a acessar o benefício

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) realizaram na manhã desta terça-feira (8), no Parque de Exposição César Cals, capacitação para atores envolvidos nos procedimentos de liberação do Garantia Safra. O encontro reuniu representações dos territórios José de Alencar, Maciço de Baturité, Litoral Leste e Sertões de Canindé.

Secretários municipais de Agricultura, presidentes de sindicatos dos Trabalhadores Rurais e representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) participaram do evento. O objetivo da capacitação é orientar os parceiros para que municípios se tornem aptos a acessar o sistema do Seguro da Agricultura Familiar (SEAF), solicitem a vistoria e indiquem o técnico vistoriador.

De acordo com consultor estadual do MDA, Luciano Bezerra, já existem 28 municípios aptos a enviar os técnicos vistoradores para as lavouras e fazer os laudos de perdas. “As informações dos laudos são postadas no sistema do MDA e os dados calculados. Caso seja verificada a perda, os municípios entram na folha de pagamento do Garantia Safra”, explicou.

A quantidade de laudos necessários varia de acordo com o total de agricultores aderidos ao programa em cada município. O mínimo é de 25 e o máximo de 100 laudos. As capacitações regionais do Garantia Safra tiveram inicio dia 24 de abril, no Crato, e encerram amanhã (9), em Itapipoca. As demais capacitações foram sediadas em Limoeiro do Norte, Quixadá, Crateús e Sobral.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo