SDA planeja execução de projetos até 2014

9 de maio de 2012 - 19:18

A equipe participou de reunião de planejamento para definir os novos programas de desenvolvimento rural sustentável que serão executados até o final de 2014

A equipe da Coordenadoria de Programas e Projetos Especiais (COPPE), da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) esteve reunida durante toda a última terça-feira (8), para fazer uma socialização com todos os servidores, das ações que a coordenadoria vai executar até o final de 2014.

Participaram de reunião de Planejamento, com o coordenador, Josias Farias Neto, e com o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins. Atualmente, a Coordenadoria já executa o Projeto São José Convencional, o Programa de Cisternas,os Convênios com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para a construção de módulos sanitários e o Projeto Protagonismo Quilombolas.

Foi criada uma Unidade de Gestão de Projetos (UGP), que ficará responsável pela execução das ações do Projeto São José III, exclusivamente. Tais ações prevêem a liberação de 140 projetos de abastecimento d’água e 445 projetos produtivos e ainda a capacitação dos agricultores familiares, bem como ações de fortalecimento institucional, focadas no apoio a gestão local. O São José III receberá o financiamento de US$ 100 milhões do Banco Mundial.

Outro projeto que esteve na pauta da reunião foi o Projeto Paulo Freire, que será financiado com recursos do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). Segundo Josias Farias Neto, “o Projeto Paulo Freire será gerido por uma nova UGP que também ficará dedicada, exclusivamente, às ações desse Projeto”.

Até agora os resultados apresentados pela gestão dos Projetos da COPPE foram positivos. A meta é obter o mesmo rendimento. “Nós teremos muito mais trabalho e desafios maiores ainda com a chegada de recursos para a execução do Projeto São José III e do Paulo Freire. Além disto, nós precisamos organizar e planejar as nossas ações”, afirmou o secretário Nelson Martins.

A COPPE ficará ainda, responsável pela gestão do Programa Água Para Todos, que prevê o atendimento de 1500 sistemas de abastecimento d´água por 3 anos, numa parceria do Governo do Estado com a União, no âmbito do Plano Brasil sem Miséria. “No início da próxima semana, vamos nos reunir com o secretário Nelson Martins para apresentarmos a ele o plano de trabalho das duas Coordenadorias para a execução dos projetos”, afirmou Josias.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.br