Estados do Nordeste discutem seca com o BNDES

10 de maio de 2012 - 16:21

Os secretários de Agricultura do Nordeste vão apresentar projetos produtivos de irrigação e de barragens subterrâneas para serem contemplados com recursos do Fundo Social

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, participou de reuniões no Rio de Janeiro com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e com secretários de agricultura de todo o Nordeste.

Os estados reivindicam recursos do Fundo Social, um recurso não reembolsável, para os projetos estruturantes: barragens subterrâneas e projetos produtivos com irrigação. “Ficou acertado que os estados vão apresentar propostas, com valores, e demandas e a diretoria do BNDES vai dizer quanto vai aplicar. A ideia é que este projeto seja contínuo e permanente, e se torne uma política de estado”, afirmou o secretário Nelson Martins.

Houve ainda reunião com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para discutir o Garantia-Safra e o Bolsa Estiagem.

Participaram do encontro, o secretário de Agricultura Familiar do MDA, Laudemir Muller, o secretário de política agrícola do Mapa, Caio Rocha, e o Diretor da Conab, Sílvio Porto.

No Ceará, já existem municípios aptos a receber os recursos do Garantia-Safra e do Bolsa Estiagem e o MDA aguarda somente que sejam enviados os laudos de perda de safra pela Prefeituras Municipais.

O MDA vai fazer o levantamento dos agricultores que tem direito a receber o Bolsa Estiagem e encaminhar a relação aos Estados. A Conab está encaminhando ao Ceará  15 mil toneladas de milho e vai contratar mais 29500 toneladas para ser encaminhada ao Estado e distribuída nos municípios afetados pela seca.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510