Itarema e Irauçuba ganham novos escritórios da Ematerce

11 de maio de 2012 - 19:21

Os novos postos levarão as políticas da SDA para os agricultores dos dois municípios e circunvizinhanças

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) inaugurou nesta quinta-feira (10) mais dois escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce). As unidades funcionam em Irauçuba e Itarema e fazem parte de um convênio assinado entre o Governo do Estado e os dois municípios.

A ação amplia a prestação dos serviços de assistência técnica aos agricultores familiares e promove o acesso dos trabalhadores às políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do campo. Os recursos são oriundos do Pacto Federativo firmado entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Governo do Estado, através da SDA. Ao todo, serão investidos mais de R$ 44,3 milhões.

Os novos escritórios contam com um carros, computadores, mobílias com estações de trabalho, cadeiras e contratações dos técnicos. As duas prefeituras disponibilizaram o espaço físico com suporte de linha telefônica, internet, pagamento de energia e água, além da contratação dos profissionais de serviços gerais e vigilantes.

O presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, destacou que os agricultores do assentamento Mandacaru, localizado em Irauçuba receberão assistência técnica depois que a empresa foi selecionada em uma chamada pública. “Vamos implantar um projeto agroecológico no assentamento e contamos com R$ 600 mil do Governo Federal. O escritório do município será mais um braço para executarmos essas ações”, afirmou.

A inauguração das novas unidades fortalecerá o apoio da Ematerce aos agricultores familiares. Até o momento, já foram inaugurados 50 escritórios em todo o Estado. Já existem unidades em 117 municípios cearenses. Os novos escritórios fazem parte das políticas agrícolas de combate à pobreza rural, executada em parceria entre os governos Federal, estadual e municipais.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, até o final do ano todos os municípios do Ceará receberão escritórios da Ematerce. “Vamos universalizar a assistência técnica em todo o Estado e vamos também contar com a ajuda dos novos escritórios para a execução das políticas de convivência com o semiárido”.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510