Comitê Executivo do programa “Àgua Para Todos” realiza a primeira reunião

17 de maio de 2012 - 16:11

O Comitê será coordenado pela SDA e terá o objetivo de acompanhar as ações de acesso à água no semiárido cearense

O Comitê Executivo Estadual do Programa Nacional de Universalização do Acesso à água – Água Para Todos – tem a sua primeira reunião marcada para esta sexta-feira (18), a partir das 14 horas, na sede da Secretária do Desenvolvimento Agrário (SDA).

O Comitê será coordenado pela SDA, e conta ainda com representantes das secretarias das Cidades, Recursos Hídricos, Saúde, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), e dos movimentos sociais: Articulação do Semiárido (ASA) e da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Ceará (Fetraece).

Segundo o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, “o comitê vai coordenar ações de acesso à água no semiárido cearense, articulado com o Comitê Gestor do programa que funciona em nível nacional”.

Na primeira reunião, serão formados os grupos de trabalho específicos para o acompanhamento dos projetos. As prefeituras também serão orientadas a criar os comitês municipais para desenvolver o mesmo trabalho.

Universalização do abastecimento

A SDA vai executar este ano 1500 projetos de abastecimento d’água em todo o Ceará e 14.228 cisternas de polietileno. Em parceria com o Ministério da Integração Nacional, o Estado vai receber aproximadamente R$ 200 milhões para universalizar o acesso à agua.

“Nós vamos reforçar o pedido às Prefeituras Municipais para que identifiquem as comunidades que ainda não têm abastecimento d’água, e apresentem os projetos para que elas possam ser contempladas”, afirmou o secretário Nelson Martins.

Reunião do Comitê Executivo do Programa Água Para Todos, a partir das 14 horas

Data: 18/05/2012