Ações da SDA são apresentadas no workshop Swap III

25 de maio de 2012 - 19:29

O secretário Nelson Martins apresentou as principais áreas de atuação da secretaria e destacou as ações para o desenvolvimento rural sustentável

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, participou do workshop Crescimento Econômico com Redução das Desigualdades Sociais e Sustentabilidade Ambiental do Estado do Ceará. O evento reuniu secretários estaduais e diretores do Banco Mundial.

O titular da SDA participou do painel Redução das Desigualdades Sociais, que teve como expositor o consultor do Banco Mundial, Armando Castelar, que apresentou uma análise da pobreza no Ceará e discutiu as políticas que o Estado desenvolve para atender a população mais carente. “O maior número de pobres no Ceará concentra-se na zona rural e isso dificulta que as políticas governamentais cheguem até eles”, frisou. Dados mostrados pelo consultor indicam que há município cearense, como é o caso de Granja, onde 45% da população é extremamente pobre. Para Castelar, a integração entre projetos e secretarias seria uma forma de fazer com que os investimentos atinjam objetivos pretendidos.

O secretário Nelson Martins apresentou as principais áreas de atuação da SDA e destacou que a secretaria tem atuado na área do desenvolvimento rural sustentável, com foco em ações de crédito como o Fundo Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Fedaf), Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), projetos São José III e Paulo Freire (Fida). O secretário lembrou do fortalecimento da assistência técnica aos agricultores familiares com uma parceria entre o Estado e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A parceria já abriu 50 novos escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce).

Ele destacou as ações em parceria com o Governo Federal que geram renda e fortalecem o comércio nos municípios. Entre eles, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Leite Fome Zero. Para o secretário da SDA, um dos principais desafios da SDA é a inclusão produtiva e econômica dos povos do campo. Ele aposta no Swap III como oportunidade para que os agricultores familiares e outras pessoas que estão em extrema pobreza possam ser beneficiados com investimentos. “Nós apresentamos aqui a proposta do Swap III priorizar os Projetos Agroecológicos e Sustentáveis (PAIS) porque contempla o crescimento econômico, a sustentabilidade ambiental e redução das desigualdades sociais”, comentou.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.br

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA