Casa Digital do Campo realiza atividades em Ibaretama e Quixadá

25 de maio de 2012 - 17:58

As comunidades foram contempladas com cursos de produção de eventos e gestão cultural e oficinas de arte identidade e mutirão para ambientação

O Projeto Casa Digital do Campo realizou, no período de 22 a 24 de maio, Oficinas de Acompanhamento nas comunidades Vida Nova, em Ibaretama, e Tapuiará, em Quixadá. Foram cursos de produção de eventos e gestão cultural, com apoio do Núcleo de Artes, Educação e Eventos (NAE) e oficinas de arte identidade e mutirão para ambientação, com a equipe do Instituto Nordeste Cidadania (INEC).

As atividades foram desenvolvidas com beneficiários das casas digitais do Campo e bibliotecas Arca das Letras. O objetivo é promover projetos e eventos culturais, incentivar a reciclagem de elementos para confecção de instrumentos de percussão, além de trabalhar a arte e identidade locais. Durante esses dias, em torno de 40 pessoas em cada comunidade participaram de rodas de leitura e atividade plásticas e socioculturais.

De acordo com a coordenadora estadual do Projeto Casa Digital do Campo, Sandra Bandeira, as oficinas de acompanhamento fomentam melhor utilização das bibliotecas Arca das Letras e Casa Digital do Campo como instrumentos de leitura e aprendizado. Durante as oficinas, os facilitadores da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) apresentaram projetos da secretaria, entre eles, o Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop). “Estamos motivando os agricultores para que eles conheçam as ações da SDA e saibam como acessar os projetos”, frisou.

O estudante Daniel, 11 anos, participou com entusiasmo do Mutirão de Arte e Identidade na Casa Digital de Tapuiará. “Ajudei pintar um mandacaru que é uma planta muito importante para Tapuiará”, comentou. As oficinas de acompanhamento fortalecem o protagonismo e a identidade dos usuários do Projeto Casa Digital com a proposta de reforçar os trabalhos coletivos.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.br

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA