Estado recupera projeto de irrigação em Crateús

30 de maio de 2012 - 19:47

Parado desde 1995, o Perímetro Irrigado do Realejo, em Crateús, recebeu investimentos de mais R$ 150 mil e hoje planta e comercializa milho para alimentação animal

O projeto de irrigação do Perímetro Realejo, em Crateús, estava parado desde de 1995 e foi recuperado. O Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), investiu mais de R$ 150 mil no projeto, através de convênio firmado com a Associação Comunitária Rio Verde.

De acordo com Marcos Hermógenes, técnico da SDA, os irrigantes já tem uma área de 75 hectares plantada com milho. “São 15 famílias beneficiadas, que vão comercializar a primeira safra na feira livre do município e no comércio local”, informou.

Hoje a produção de milho do Perímetro Realejo é vendida em forma de silagem para os produtores locais para a alimentação do rebanho bovino em toda a Região do Sertão dos Inhamuns/Crateús. “Com o investimento da SDA na recuperação do perímetro eles estão com capacidade para colher 40 toneladas de silagem de milho por hectare, apesar do quadro de estiagem”, informou Wânia Braga, agrônoma da SDA

O orientador da Célula de Áreas Irrigadas da SDA, Wanderley Guimarães, ressalta que essa recuperação moderniza o sistema, saindo da irrigação de superfície para sistema localizado. Conforme Guimarâes, a revitalização do Perímetro Irrigado do Realejo reativa a produção e gera renda para aqueles produtores. “Nós estamos recuperando a infraestrutura hidráulica dos perímetros irrigados que têm recursos do Governo do Estado”, ressaltou.  

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.br