Índices de vacinação contra a febre aftosa preocupam

18 de junho de 2012 - 13:12

O Ceará pleiteia o status de zona livre de febre aftosa com vacinação. Para isso, todo o rebanho bovino e bubalino deve ser vacinado até o final de junho

A primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa começou há 18 dias, mas os índices registrados estão baixos. O relatório gerado pela Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Cearpa (Adragri) na manhã desta segunda-feira (18) apontou que apenas 27,03%, dos quase 2 milhões e 500 mil animais (bovinos e bubalinos), foram vacinados. Os números são cerca de 10% maiores do que os apresentados no mesmo período do ano passado, mas ainda preocupam.

Cruz e Jijoca de Jericoacoara ainda não vacinaram seus rebanhos ou não declararam suas vacinações e apresentaram índices de 0%. Icapuí tem 0,32% dos animais vacinados. Mulungu tem 1,37% e Palmácia 1,4%.

Entre os municipios que mais vacinaram, destaque para Baixio, no centro sul do Ceará com 72,02% dos bovinos protegidos contra a febre aftosa. Em seguida vem Ipaumirim com 55,03% dos animais vacinados e Orós com 49,9%.

A vacinação é um dos passos mais importantes para o que Ceará saia da zona de risco médio de febre aftosa e alcance o status de zona livre com vacinação. No Nordeste, apenas Bahia e Sergipe já estão classificados como zona livre. Com o Ceará, fora da zona de risco médio será possível a abertura do comércio para outros estados do Brasil.

A primeira etapa da campanha foi lançada em Sobral, dia 1º de junho, com a presença do Governador Cid Gomes e do Ministro da Agricultura Mendes Ribeiro Filho. A campanha segue até dia 30 de junho.

Sorologia

Paralelo à campanha, começa ainda esta semana, o processo de sorologia do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). Cerca de 5 mil animais selecionados para não receber a vacina contra a aftosa, terão o sangue coletado para realização do exame da febre aftosa.

O procedimento se estenderá por 30 dias. Duzentas e quarenta e uma propriedades foram sorteadas. Em cada uma delas, 20 animais foram escolhidos para a colheita do sangue.

Durante 90 dias os animais não podem ser vendidos ou transferidos para outra propriedade. O controle será feito através de um brinco padronizado pela Adagri.

Assessoria de Comunicação da Agência de Defesa Agropecuária

Amanda Sobreira – (85) 3101.8137
amanda.sobreira@adagri.ce.gov.br
Twitter: @adagri

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.br