PEC Nordeste 2012 é aberta oficialmente

19 de junho de 2012 - 16:18

Durante o 16º Seminário Nordestino de Pecuária, realizado até a próxima quinta-feira (21), acontece também a 16ª Feira de Produtos e de Serviços Agropecuários

Em solenidade realizada no Centro de Convenções do Ceará, foi aberta na noite desta segunda-feira (18), a décima sexta edição do seminário Nordestino de Pecuária (PEC Nordeste 2012). Na abertura, o evento contou com a participação de autoridades estaduais, federais e de empresários do setor da capital e do interior.

O titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Antônio Amorim, representou o Governador Cid Gomes, na abertura do evento. Este ano, o PEC Nordeste vai debater o Novo Código Florestal e seus impactos na pecuária nordestina, o fortalecimento do agronegócio e o desenvolvimento sustentável. “A discussão do Código Florestal é muito profunda e este debate é muito oportuno na PEC Nordeste, principalmente ligado à preservação do nosso bioma caatinga”, disse o secretário, que também considera relevante as novidades que o seminário apresenta para a produção agropecuária. “A PEC Nordeste traz novidades na produção dos insumos para que nós possamos melhorar a produtividade do rebanho”, completou o secretário.

Outras autoridades também reconheceram o trabalho da SDA em prol da pecuária cearense, focando em ações que valorizam os pequenos produtores, como o PAA leite. O secretário Antônio Amorim reconheceu ainda o trabalho desenvolvido pelo deputado estadual Nelson Martins a frente da pasta, que viabilizou recursos junto ao Governo Federal para esses investimentos.

Homenagens

Na solenidade de abertura, foram homenageados o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cláudio, o engenheiro Agrônomo Clinton Saboia e o professor Livino Sales com a medalha do Mérito Rural  Professor Prisco Bezerra, em reconhecimento ao trabalho realizado em prol da agropecuária cearense.

Movimentação

A expectativa dos organizadores é atrair 38 mil visitantes e gerar em torno de R$ 38 mil em negócios. Durante a 16ª edição do encontro, a cada duas horas, haverá uma programação variada com palestras e exposições. Nesta terça-feira (19), haverá exposição da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) sobre a campanha contra a febre aftosa e uma palestra sobre as ações da SDA, ministrada pelo secretário Antônio Amorim.

Segundo o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Ceará, Flávio Saboya, o desafio da PEC Nordeste é fazer os produtores rurais entenderem que é possível conviver com a seca para garantir uma boa produção de leite e carne. “A seca é uma realidade com a qual temos que conviver naturalmente, para isso temos que criar um suporte tecnológico para que possamos conviver com essa realidade”, afirmou.

Serviço

PEC Nordeste 2012 – das 9h às 22h, no Centro de Convenções Edson Queiroz, na Avenida Washington Soares.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 88978510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.br