Ações da SDA são apresentadas ao Comdetec

20 de junho de 2012 - 12:12

Entre os programas em destaque, o PAA leite, o projeto São José as ações para minorar os efeitos da estiagem

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim, participou nesta terça-feira (19) de reunião do Conselho de Secretários Municipais de agricultura do estado do Ceará (Comdetec), realizada durante o 16º Seminário de Pecuária Nordestina (PEC Nordeste).

O Comdetec promove a integração entre as secretarias municipais de agricultura e órgãos estaduais e federais. Segundo o presidente da entidade, Edmundo Araújo, “com essa iniciativa nós queremos permitir aos municípios firmar aparceiras com o estado e com a união para conseguir mais recursos e desenvolver os projetos na área do desenvolvimento agropecuário”, destacou.

O secretário Antônio Amorim falou das ações da SDA para valorizar as cadeias produtivas da pecuária. Atualmente, pequenos criadores de caprinos fornecem leite para o Programa Leite Fome Zero, que atende 180 municípios do Ceará, distribuindo 95 mil litros de leite bovino e 5 mil litros de leite caprino para famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional. Segundo o gestor, a SDA está ampliando a parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para mais investimentos nas cadeias produtivas da bovinocultura e ovinocaprinocultura, entre outras.

“Nós estamos negociando com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o reajuste do preço do leite. Atualmente, o Governo Federal paga 0,72 por litro”, afirmou Amorim. “O MDS pretende instalar no Nordeste uma fábrica de leite em pó. Vamos discutir o assunto com o Governador e trabalhar para esta obra vir ao Ceará, para isso precisamos do apoio dos produtores e dos municípios”, completou.

Crédito emergencial

Durante a reunião, o secretário Antônio Amorim, apelou aos municípios para que orientem os agricultores familiares a apresentar projetos para serem contemplados pelo crédito emergencial aprovado pelo Governo Federal para minorar os efeitos da estiagem. “O Banco do Nordeste financia projetos produtivos até R$ 12 mil reais e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) está analisando 292”, disse o secretário.

Projetos Produtivos

O secretário Antônio Amorim lembrou ainda que até a SDA já tem acordo firmado com o Banco Mundial e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) para investimentos em projetos produtivos de desenvolvimento rural sustentável.

O Banco Mundial vai investir, através de empréstimo, US$ 100 milhões, com a contrapartida de US$ 50 milhões. Já o Fida vai investir US$ 40 milhões em projetos de desenvolvimento de capacidades, focado em jovens e mulheres, denominado projeto Paulo Freire.

“O Estado, através da SDA, conseguiu os recursos. Agora, nós precisamos da ajuda dos municípios, apresentando os projetos e identificando as comunidades que poderão ser beneficiadas”, solicitou o secretário.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510