Baixio vacina 100% do rebanho contra febre aftosa

28 de junho de 2012 - 17:54

É a terceira vez que o município de Baixio imuniza 100% do rebanho contra a febre aftosa

O municipio de Baixio no Centro Sul do Estado, distante 415 quilômetros de Fortaleza foi o primeiro a vacinar 100% do rebanho contra a febre aftosa. Essa já é a terceira vez que o município imuniza todos os animais.

Baixio tem 9464 bovinos, e apenas os 285 animais escolhidos para participar da sorologia do Ministério da Agricultura não foram vacinados, seguindo asorientações do MAPA.

Durante toda a campanha, os fiscais da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), em parceria com a Ematerce local e com a Secretaria Municipal de Agricultura divulgaram a importância da vacina e conscientizaram os produtores.

A campanha contra a febre aftosa está na reta final. Sábado (30) é o último dia para a compra da vacina contra a doença. Depois de vacinar seus animais, os produtores tem até 15 dias para declarar a vacinação.

O último relatório emitido pela Adagri aponta que pelo menos 60% do rebanho do Estado já foi vacinado. O número é considerado baixo, mas nos últimos dias a porcentagem tem aumentado significativamente. Confirmando a previsão da Agência de Defesa Agropecuária, de que os produtores deixam para vacinar na última semana da campanha.

Assessoria de Comunicação da Agência de Defesa Agropecuária

Amanda Sobreira – (85) 3101.8137