Termina a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa

2 de julho de 2012 - 18:30

Nesta segunda-feira começou o processo de sorologia do Ministério da Agricultura e Pecuária no Ceará, coletando sangue de animais em 240 propriedades

A primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa terminou no último sábado (30) no Ceará e os números são animadores. De acordo com o relatório de domingo (1), emitido pela Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), 73% do rebanho do Estado está vacinado contra a febre aftosa. “Os produtores atenderam ao chamado do Governo. Com certeza atingiremos a meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)”, afirma Augusto Júnior, Presidente da Agência.

A compra da vacina terminou, mas os produtores têm até o dia 15 de julho para declarar a vacinação, por isso os números finais só serão divulgados após esta data.
Com todos os requisitos do Mapa sendo cumpridos, desde a contratação de novos servidores através de concurso até a vacinação exigida, o Ceará deve sair da zona de risco médio e alcançar o status de livre com vacinação este ano.

Sorologia

O processo de sorologia do MAPA começou nesta segunda-feira (2). 18 equipes estão envolvidas no processo. Os animais selecionados para não receber a vacina contra a aftosa, terão o sangue coletado para realização do exame da febre aftosa.

O procedimento se estenderá até o fim do mês. Duzentas e quarenta e uma propriedades foram sorteadas.

Durante 90 dias os animais não podem ser vendidos ou transferidos para outra propriedade. O controle será feito através de um brinco padronizado pela Adagri.

Assessoria de Comunicação da Agência de Defesa Agropecuária

Amanda Sobreira – (85) 3101.8137
amanda.sobreira@adagri.ce.gov.br
Twitter: @adagri

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.br