Homenagem ao centenário de Gonzagão: exposição da natureza do Nordeste

11 de julho de 2012 - 21:23

A paisagem cantada por Luiz Gonzaga em suas composições é retratada na exposição “(en)cantos: Natureza e Cultura do Araripe na obra de Luiz Gonzaga”

Entre as atrações culturais da 61ª Expocrato, está a exposição “(en)cantos: Natureza e Cultura do Araripe na obra de Luiz Gonzaga”. O atrativo aos visitantes é que além das peças de roupas, tipicamente nordestina, que o cantor usava em suas apresentações, a natureza do Cariri, retratada por ele em suas composições. A exposição vai até o próximo domingo, (15), das 10 da manhã, às 22 horas, no stand da Universidade Regional do Cariri (URCA).

As 500 músicas gravadas por Luiz Gonzaga estão escritas na linha que traça a trajetória da exposição. No meio do caminho, o encontro com os artesãos do barro, do couro e madeira da região. Os filmes expõem a confecção do artesanato produzido na região. A composição “Eu Vou Pro Crato” diz que o cantor vai “tomar banho na nascente, na subida do Lemeiro, tomo um trago de aguardente”. A nascente a que a canção se refere é mostrada por fotos e desenhos. No painel onde podem ser vistas paisagens da região, como a cachoeira de Missão Velha, a música relacionada como inspiração leva o ouvinte a acompanhar a letra e a imagem ao mesmo tempo.

Segundo uma das curadoras da exposição, a historiadora Sandra Nancy, o objetivo é mostrar essa interface do artista, por meio da sua forte relação com o Cariri. Conforme a curadora, a exposição foi concebida com múltiplas linguagens da arte, o que evidencia a relação existente entre a cultura e a natureza, no contexto do Geopark Araripe, figurada na produção do cantor pernambucano.

Os visitantes também poderão conhecer as fantasias usadas pela Escola de Samba Unidos da Tijuca, no Carnaval 2012, que este ano também homenageou o centenário do cantor, em seu desfile na Marquês da Sapucaí. 

Serviço:

Exposição “(en)cantos: Natureza e Cultura do Araripe na obra de Luiz Gonzaga”
Aberta ao público até domingo (15/07), das 10h às 22h, no Stand da URCA, no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti
Telefone: (88) 3523.2120

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.br