Selecionadas entidades para o programa de quintais produtivos

12 de julho de 2012 - 20:33

Até 10 entidades celebrarão convênio com a SDA para a construção de 5.700 quintais produtivos que vão atender aproximadamente 10.200 famílias em todo o Ceará

16 entidades estão habilitadas para concorrer ao sorteio que vai selecionar até 10 entidades para celebrar convênio de cooperação técnica com o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) para a mobilização, capacitação e construção do projeto de quintais produtivos.

São cinco lotes, mas o lote 4 não entra em sorteio, pois apenas duas entidades se inscreveram. Poderão ser eleitas até duas entidades por cada lote. O sorteio acontece no próximo dia 23 de julho, às 15 horas, no auditório do Parque de Exposições Governador César Cals.

Ao todo serão construídos 5.700 quintais produtivos, sendo 4.200 com cisternas de enxurrada e 1.500 com barragens subterrâneas. As cisternas de enxurrada são utilizadas para acumular água das chuvas para serem usadas para a agricultura familiar, onde as famílias poderão cultivar a produção para ser comercializada. As barragens subterrâneas são pequenos riachos nas comunidades, que acumulam água no subsolo, para também serem utilizados na agricultura familiar. Serão contemplados os territórios de Sobral, Vales do Curu e Aracatiaçu, Inhamuns-Crateús, Sertão Central e Sertões de Canindé.

De acordo com o secretário Nelson Martins, “toda a comunidade se envolve na construção das cisternas de enxurrada, e no quintal de casa pode produzir para consumo da família e para comercializar. Nós estamos, com isso, valorizando a nossa agricultura familiar”.

O resultado oficial com as entidades que participarão do sorteio podem ser acessados aqui.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.br