Banco do Nordeste libera recursos para a agricultura familiar

13 de julho de 2012 - 16:06

Foram liberados R$ 50 milhões para projetos de agricultura irrigada, pecuária e agroindústria

Na manhã desta sexta-feira (13), durante solenidade no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, no Crato, o Banco do Nordeste (BNB) liberou R$ 50 milhões para projetos da agricultura familiar no Cariri. Foram contemplados projetos de custeio e investimento para a agricultura e a pecuária leiteira e de corte, sendo a mais utilizada, a linha de crédito emergencial para a convivência com a seca.

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) foi representada pelo presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), José Maria Pimenta, que destacou a importância dos agricultores familiares pagarem em dia os créditos recebidos para evitar a interrupção da liberação dos recursos. “Hoje a agricultura familiar precisa de crédito para modernizar suas atividades, e nós vemos que os trabalhadores podem apresentar bons exemplos de projetos que deram certo”, disse Pimenta.

Entre os agricultores contemplados com os recursos, foi apresentado o agricultor Expedito Silva que, pela décima primeira vez consecutiva, recebeu mais crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para financiar a sua produção de abacaxi em Santana do Cariri.

Assistência Técnica

O agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, Esly Almeida, elogiou a parceria da SDA, através da Ematerce, com o BNB para garantir assistência técnica aos produtores contemplados com os recursos.

Segundo a gerente regional da Ematerce no Cariri, Elcileide Mendonça, “a empresa acompanha a implantação dos projetos, presta assistência técnica primando pela qualidade do serviço, sempre buscando fortalecer a agricultura familiar e a comercialização dos produtos”.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.br