Mulheres, jovens e grupos prioritários serão protagonistas em investimentos do São José

30 de outubro de 2018 - 12:03 # # # # #

Ascom | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br | André Gurjão- andre.gurjao@sda.ce.gov.br

A nova operação do Projeto São José prevê fortalecer a agricultura familiar e apoiar atividades produtivas, sustentáveis, inovadoras e inclusivas. Para isto, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e o Banco Mundial (BM) querem priorizar mulheres, jovens e outros grupos minoritários nos investimentos. Na última sexta-feira (26), em audiência com o secretário De Assis Diniz, consultores do BM e técnicos da SDA firmaram o novo modelo do projeto.

Entre os resultados esperados na próxima fase está a ampliação da capacidade de produção e aumento do volume de vendas em reais dos empreendimentos apoiados pela SDA em todo o Ceará. A expectativa é de que mulheres e jovens alcancem o protagonismo e tenham empreendimentos implantados.

 

“Buscamos alternativas para atendimento da agricultura familiar com foco no desenvolvimento rural sustentável; preservação do meio ambiente; sustentabilidade dos empreendimentos e, especificamente no componente dos projetos produtivos, abraçamos o viés social, pela natureza da inclusão dos grupos que historicamente ficaram excluídos do investimento público, mas que agora têm protagonismo nas políticas públicas no nosso estado”, ressaltou o coordenador do projeto São José na SDA, Lafayete Almeida.

Uma das principais frentes de atuação (projetos produtivos) quer realizar investimentos nas cadeias produtivas estratégicas para a geração de renda e resiliência climática; apoiar além de mulheres e jovens, remanescentes de Quilombos, indígenas, pescadores artesanais e movimento dos atingidos por barragem (grupos prioritários); além de fortalecer a sustentabilidade e capacidade de gestão da organização, da produção e do empreendimento.

A SDA espera contar com parcerias entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) além da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) órgão vinculado do sistema estadual de agricultura.