Paulo Freire: técnicas da SDA participam de intercâmbio sobre semiárido na Argentina

30 de outubro de 2018 - 15:18 # # # #

Ascom | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br | Bernardo Lucas - bernardo.filho@sda.ce.gov.br

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA), no âmbito do Projeto Paulo Freire (PPF), participará entre os dias 6 e 10 de novembro do Intercâmbios de Saberes nos Semiáridos da América Latina – acesso aos recursos naturais e mapeamento participativo –  em Salta, noroeste da Argentina. O evento visa replicar e debater experiências exitosas de acesso à terra e água naquele país e na fronteira com a Bolívia e Paraguai. A participação dos representantes do governo do estado é fruto de uma ação do programa Semear Internacional.

 

Do Ceará participam as técnicas Joseli do Nascimento Cordeiro, da Comunidade Quilombola de Pacujá, zona norte do estado; a especialista em gênero, raça e etnia da unidade de gerenciamento do projeto, Francisca Sena. Nos três dias dedicados às visitas, a comitiva conhecerá experiências de ocupação efetiva dos territórios indígenas; casos de acesso à água, produção, serviços; organizações camponesas locais que mostrarão o trabalho realizado naquelas regiões no tocante ao acesso à terra e à produção. Integram a comitiva representantes dos projetos apoiados pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) na Paraíba (Procase), Piauí (Viva o semiárido), Ceará (Paulo Freire) e Sergipe (Dom Távora), assim como organizações da sociedade civil no Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai, Peru, Nicarágua e El Salvador.

O Intercâmbio é uma realização do FIDA, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Programa Semear Internacional, Plataforma Semiáridos da América e Fundación para el desarrollo en justicia y paz (Fundapaz), em parceria com a International Land Coalition e Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá.

Foto: Tuno Vieira