Russas: agricultores comemoram a chegada d´água na torneira

13 de novembro de 2018 - 08:00

Ascom | André Gurjão- andre.gurjao@sda.ce.gov.br | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

160 famílias das comunidades rurais Mundo Novo, São Pedro, Rancharia e São Pedro de Cima, no município de Russas, comemoraram a entrega de dois sistemas de abastecimento d´água na manhã desta terça-feira (13). As obras do programa Água Para Todos receberam um aporte de R$ 619.999,38 e representam mais dignidade e cidadania na vida do homem e da mulher do campo.

“Este é um momento muito importante para comunidade de São Pedro, porque sabemos o quanto a água é um líquido precioso na vida das famílias que estão aqui. E, ainda que o governador Camilo Santana esteja cumprindo uma promessa, nunca podemos esquecer as dificuldades que ficaram no passado”, observou o prefeito Webber Araújo ao agradecer a “atuação decisiva” do governador.

Em seu discurso, o secretário-chefe da Casa Civil, Nelson Martins, destacou as ações do Governo do Ceará em segurança hídrica e a importância do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) na gestão dos novos sistemas de abastecimento d´água. “A parte hídrica é a área que o governador Camilo Santana se preocupa mais. Para vocês terem uma ideia, a Sohidra perfurou em toda a sua história mais de 11 mil poços profundos e um pouquinho mais da metade desses poços foram perfurados somente nos últimos quatro anos”, informou.

Ainda segundo Nelson Martins, em média, “cada poço desse custa entre R$ 25 e R$ 30 mil para perfurar e instalar”. “Agora, quando você imagina 6 mil poços perfurados em todo Estado, isso dá mais ou menos um investimento de R$ 180 milhões só em perfuração de poços. E, se você levar em consideração a entrega de sistemas de abastecimento do (Projeto) São José e do Água Para Todos, você vai enxergar o tamanho da preocupação do Governo do Ceará com a parte hídrica”.

Na visão do secretário executivo da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, José Leite Gonçalves, somente “quem carregou a lata d´água de cima para baixo” entende o significado de enxergar pela primeira vez “esse líquido precioso” descendo pela torneira de casa. “A água é a vida de todos vocês. Você pode plantar a semente que quiser: se não vier a chuva, aquilo ali não brota e nem gera vida”, enalteceu a obra do programa Água Para Todos o secretário José Leite.

Responsabilidades

“Ah, daqui para frente vai ser uma maravilha só! Esse sistema aqui é a melhor coisa que nos aconteceu!”, comemora a agricultora familiar Maria de Fátima Lima, de 65 anos, sem esquecer de cobrar responsabilidade da comunidade em relação à gestão da conquista. “Para esse projeto dar certo, os usuários tem que saber usar e assumir as suas próprias responsabilidades”.