Fábrica Escola lança edição especial e comemora primeira colheita de cana

22 de novembro de 2018 - 11:18 # # #

Ascom Agropolos | Hévila Leal - hevilla.leal@institutoagropolos.org.br

A Fábrica Escola de Processamento de Cana-de-Açúcar do Cariri, equipamento do Governo do Ceará, administrada pelo Instituto Agropolos do Ceará (IACe), lançou, no última última terça-feira (20), a edição especial Chico da Cascata. A cachaça homenageia um dos precursores do plantio de cana na região, e comemorou, com uma ação ecumênica ministrada pelo padre Georgetown leite e pelo pastor Silas Nogueira, a primeira colheita da matéria-prima utilizada para as produções de cachaça, rapadura, melado e açúcar mascavo.

Distribuído em 6,5 hectares de terra, a estimativa é de que com o plantio, que gerou 120 toneladas de cana-de-açúcar, sejam produzidos 12 mil litros de cachaça.

Para o secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, a homenagem é um reconhecimento da cultura local. “Nós estamos presenciando um momento singular na Fábrica Escola. Primeiro, temos o lançamento de um produto que simboliza luta e resgate cultural em homenagem ao nosso amado Chico da Cascata. Segundo, uma produção de 120 toneladas de cana-de-açúcar que, anteriormente, era comprada. Hoje, precisamos parabenizar a todos os envolvidos. A equipe da Fábrica Escola, ao Instituto Agropolos do Ceará e aos familiares do seu Chico”, finalizou.

De acordo com a presidente do IACe, Ana Teresa, os avanços obtidos precisam ser comemorados. “É com muita satisfação que estamos seguindo para o próximo passo. Pela primeira vez, os nossos produtos estão sendo totalmente desenvolvidos aqui. Desde o plantio da cana, até a cachaça e outros derivados. Além disso, também comemoramos estar conseguindo contribuir com o resgate desse cultivo na região e poder homenagear o famoso Chico da Cascata, um ícone que agrega valor cultural à nossa cachaça”, destacou.

Na ocasião, os filhos do “Seu Chico”, representados pelo primogênito, Mateus dos Santos, também foram homenageados recebendo um kit contendo a Edição Especial da cachaça e outras produções. Depois disso, emocionado, seu Mateus falou sobre o pai.

“Meu pai foi um grande produtor de cana-de-açúcar, contribuindo com o desenvolvimento do cultivo na região em todo o processo, desde a plantação até a colheita para venda nos engenhos do Cariri, empenho e dedicação de quem gostava e acreditava no que fazia. E hoje, nós só temos a agradecer ao Instituto Agropolos do Ceará pelo reconhecimento. E estamos aqui para dizer que desejamos sucesso para a Fábrica Escola equivalente ao amor que o nosso Chico da Cascata tinha pelo que fazia”, pontuou.

José Leite Cruz, secretário executivo da SDA, ressaltou o orgulho em ver o equipamento funcionando. “Todos sabem do meu empenho em conseguir a fábrica para a nossa região. E, agora, ver o Instituto Agropolos do Ceará fazendo funcionar, certamente, é um progresso que precisa ser comemorado”, enfatizou.