Amanhã (7/12), auditório da SDA recebe apresentação do Projeto Malha d´Água

6 de dezembro de 2018 - 12:34 # # # #

Ascom | André Gurjão - andre.gurjao@sda.ce.gov.br

O auditório da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) recebe amanhã (7/12), a partir das 8h30, a apresentação e debate sobre o Projeto Malha d´Água. O projeto será apresentado pelo secretário adjunto da Secretaria de Recursos Hídricos, Ramon Rodrigues, e acontece durante a 32ª reunião da Câmara Técnica do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural, referente ao Plano Piloto de Preparação para as Secas.

Também participam da reunião o secretário adjunto da SDA, José Leite Gonçalves, e representantes dos projetos São José e Paulo Freire e do Programa Água Para Todos. “A intenção do debate será a discussão de estratégias, com a finalidade de que estes projetos em abastecimento d´água se complementem ao Malha d´Água, especialmente nos sete municípios que compõem o Plano de Preparação das Secas”, informa o coordenador da Câmara Josias Farias.

O encontro contará ainda a exibição de um vídeo sobre segurança hídrica no semiárido e, no encerramento, serão ouvidos os depoimentos de representantes dos municípios de Salitre, Campos Sales e Irauçuba sobre a Programação de Certificação Orgânica.

Projeto Malha d´Água

O Malha d´Água é um projeto do Governo do Ceará, através da SRH, financiado com recursos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird). A obra, no valor de R$ 5,5 bilhões, está prevista para ser executada pelo prazo de 25 anos e atenderia a 178 municípios cearenses.

O objetivo é ampliar a segurança hídrica do Estado, garantindo condições qualitativas e quantitativas de fornecimento d´agua para abastecimento dos núcleos urbanos e comunidades rurais. Ao todo, seriam 34 sistemas adutores planejados com cada um deles, 305 estações de bombeamento e quatro sistemas adutores de integração com 93 km e vazão de 2,1 m3.

Um dos benefícios é a redução das rotas e dos custos com a Operação Carro Pipa. Somente em relação à região do Sertão Central, as rotas reduziriam em 92,4%, de 38.283 km para 2.891 km, o que impactaria diretamente no consumo de combustível pelos caminhões-pipa e na qualidade da água para o abastecimento humano.

Clique aqui para ter acesso à apresentação do Projeto Malha d´Água.