SDA estuda implementar no CE projeto de dessalinizador solar da Paraíba

4 de janeiro de 2019 - 11:37

Ascom | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

Técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), através da Coordenadoria de Programas e Projetos Especiais (COPPE), estiveram entre os dias 4 e 7 de dezembro de 2018, em parceria com o Núcleo de Extensão Agroecológico (NERA), da Universidade Estadual da Paraíba, no município de Picuí. O intercâmbio no estado vizinho favoreceu o estudo por parte da SDA de um dessalinizador solar por evaporação. A intenção é de implementar uma unidade demonstrativa no Ceará em 2019.

Desenvolvida pelo professor Francisco Loureiro da UEPB/NERA, a tecnologia social promove a retirada dos sais dissolvidos na água, e elimina os microrganismo patógenos, fazendo com que a água salobra atenda os pré-requisitos de potabilidade. Durante a visita os técnicos da secretaria participaram ainda do IV Encontro de Extensão, Pesquisa e Inovação em Agroecologia, realizado no Campus do IFPB. O grupo visitou os municípios de São Vicente do Seridó, Pedra Lavrada e Caraúbas, onde 4 comunidades foram beneficiadas com o projeto.

O dessalinizador solar consiste em uma caixa construída com placas pré-moldadas de concreto, totalizando uma área de 4 m², com cobertura de vidro, que possibilita a passagem da radiação solar. Com isso, aumenta-se a temperatura dentro do dessalinizador, fazendo com que ocorra a evaporação da água armazenada. Apenas uma unidade pode fornecer até 16 litros por dia, dependendo da radiação solar e da salinidade da água.

“Com o intercâmbio realizado, foi possível constatarmos uma experiência exitosa e os inúmeros benefícios socioeconômicos e ambientais, através da disponibilidade de água potável que o projeto possibilita, com baixo custo de implantação, manutenção, e utilização de energia renovável no dessalinizador solar que retira os sais da água e elimina os microrganismos, fornecendo água de qualidade para o consumo humano”, comenta o engenheiro agrônomo da SDA, Nelson Sombra. Participaram ainda os técnicos da COPPE Olavo C. Moreira e Fladimir Farias e Vitor nobre, do NERA. .