São José IV: SDA lança consulta pública para acolher sugestões socioambientais

10 de janeiro de 2019 - 15:08

Ascom | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

Até o próximo dia 25 de janeiro, agricultores, colaboradores, técnicos e beneficiários do Projeto São José poderão enviar sugestões ao documento que servirá de base às diretrizes da quarta etapa do PSJ. O processo de consulta pública foi iniciado nesta quinta-feira (10) no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) com a presença de 190 representantes da sociedade civil. Nas próximas duas semanas as observações poderão ser encaminhadas através de um endereço eletrônico.

A consulta permitirá adaptações ao Marco de Gestão Socioambiental do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – PDRS/Projeto São José, apresentado pelos consultores Ieda Castro e Carlos Jamel.

“É de grande importância a participação de toda sociedade para que esta ação seja discutida de maneira ampla e atenda aos anseios da sociedade. Além deste momento presencial estaremos abertos a receber por email críticas, sugestões e observações de melhoria do documento”, destaca o responsável pelo PSJ, Lafayete Almeida.

Lafayete Almeida, coordenador do Projeto São José

De caráter provisório, o biólogo e consultor do projeto, Carlos Jamel, explica que o documento é flexível e serve de guia. “Preparamos o MGSA através de entrevistas na Unidade de Gerenciamento do Projeto (UGP), fizemos visitas e sentamos com técnicos da Ematerce porque queremos dar melhor gestão possível, observando o caráter social e ambiental, mesmo que não tenhamos os projetos definidos, dependendo ainda das manifestações de interesse”, explica.

 

Reafirmação e resistência

Com a esperança de maior cobertura aos povos indígenas, Ceiça Pitaguary, de 38 anos, propõe a construção de projetos sustentáveis no São José IV para os jovens da sua aldeia, localizada entre os municípios de Maracanaú e Pacatuba. “Queremos construir atividades para firmar nosso povo no território”, justifica a neta e filha de índios.

Integrante da Federação dos Povos e Organizações Indígenas no Ceará, Ceiça espera que os projetos produtivos e de abastecimento abranjam os 14 povos indígenas, presentes em 19 municípios. Para ela, fazer parte desta consulta é reafirmar suas raízes e resistir às dificuldades. “Nós somos frutos de uma resistência, de uma teimosia dos nossos pais – e eu nunca saí da minha aldeia! Tenho todas as práticas de agricultura e espero por este projeto. Através dele faremos como nossos antepassados. Eles ficaram e sofreram inclusive opressões, agora chegou a hora de nós também ficarmos com oportunidades”.

Comentários e sugestões deverão ser encaminhadas para o seguinte endereço: consultapublica.psjiv@sda.ce.gov.br

Imagens: André Gurjão