Tecflores forma a 12ª turma de jovens floricultores na próxima terça-feira (26)

22 de fevereiro de 2019 - 14:27 # # # #

ASCOM André Gurjão andre.gurjao@sda.ce.gov.br

Na próxima terça-feira (26), a Escola de Floricultura do Ceará (TecFlores) entregará os 17 certificados de conclusão do Curso Básico de Flores. A solenidade de formatura da 12ª turma de jovens floricultores acontecerá às 14h na sede da Tecflores, situada no município de São Benedito. Estão confirmadas as presenças do secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, e da presidente do Instuto Agropolos do Ceará, Ana Teresa Carvalho.

O curso, que está viabilizando a permanência dos jovens na área rural da região, teve início em setembro de 2018 e foi concluído em janeiro de 2019. “Antes, os filhos de agricultores migravam para os grandes centros urbanos em busca do emprego. Estamos fazendo com que eles permaneçam aqui aprofundando os estudos, empregando-os no Grupo Reijers, ou então, montando o próprio negócio”, explica coordenadora do curso Patrícia Moreira.

Da teoria à prática

De peridiocidade anual, o curso é gratuito e já qualificou 319 jovens com idade entre 18 a 25 anos. O conteúdo de 192 horas/aula é dividido em 17 módulos e inclui estágio profissional. São abordadas disciplinas como Introdução à Floricultura, Produção de Flores temperadas de corte, Produção de Rosas, Produção de Folhagens Ornamentais, Agricultura Orgânica, Economia solidária, Segurança do trabalho, dentre outros.

“Precisei ir para São Paulo procurar emprego, mas a minha vontade era estar perto da família. Voltei e me inscrevi no curso. Logo depois, me chamaram para trabalhar. No início, era cortadora de Gipsofila (flor utilizada em arranjos florais). Atualmente, sou supervisora do setor. Graças ao curso, trabalho na Reijers”, testemunha Naiane Paiva, supervisora de setor no Grupo Reijers.