Tecflores forma 12ª turma e entrega certificados para 17 novos jovens floricultores
27 de fevereiro de 2019 - 09:27
Ascom |
André Gurjão - andre.gurjao@sda.ce.gov.br
A Tecflores, equipamento administrado pelo Instituto Agropolos do Ceará (IACe), entregou 17 certificados do Curso Básico de Floricultura a jovens floricultores na última terça-feira (26). A solenidade ocorreu no próprio prédio da Tecflores e contou com as presenças do secretário do Desenvolvimento Agrário De Assis Diniz e do assessor especial de Relações Institucionais Nelson Martins. O curso está viabilizando a permanência de jovens na área rural da Serra da Ibiapaba e é uma referência estadual na qualificação técnica para o setor.
De periodicidade anual, o curso gratuito já qualificou 319 jovens com idade entre 18 e 25 anos em toda a sua existência. O conteúdo de 192 horas é dividido em 17 módulos e inclui estágio profissional. São abordadas disciplinas como Introdução à Floricultura, Produção de Flores Temperadas de Corte, Produção de Rosas e Folhagens Ornamentais, Agricultura Orgânica, Economia Solidária e Segurança do Trabalho, dentre outros temas.
“Esse equipamento é para servir o povo da Ibiapaba. Servir principalmente os jovens, os produtores e todos os que se interessem em se qualificar para entrar no mercado de trabalho, para abrir o próprio negócio e iniciar uma nova carreira. Esse equipamento é de vocês (alunos e professores da Tecflores) e agradecemos as parcerias que temos com o Grupo Reijers (empresa multinacional de floricultura), com a Prefeitura de São Benedito e com o Governo do Ceará, que é quem mantém este equipamento aqui na Serra da Ibiapaba”, discursou a diretora administrativa financeira do Instituto Agropolos, Delanny Pinheiro.
De acordo com Nelson Martins, o Governo do Ceará vem realizando parcerias em diversas áreas com o setor privado que tem garantido o título de Estado que mais investe em todo Brasil. “Parabenizo a Tecflores, que é muito importante para o nosso projeto e para as nossas ampliações que temos realizado aqui no Estado do Ceará. Tendo profissionais qualificados, fica tudo mais fácil para ampliarmos o nosso raio de atuação e, assim, atendermos mais pessoas através dos nossos serviços”, reconheceu o diretor do Grupo Reijers, Roberto Reijers.