Secretário participa da abertura da 19ª Exposição dos Produtos da Agricultura Familiar

3 de junho de 2019 - 18:49

Ascom | Texto: André Gurjão - andre.gurjao@sda.ce.gov.br

Ao lado do prefeito José Ailton Brasil e do presidente da Fetraece Raimundo Martins, o secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, participou da abertura da 19a Exposição dos Produtos da Agricultura Familiar do Cariri na última quinta-feira (30/05). No Crato, o secretário parabenizou o empenho da equipe organizadora do evento e o prefeito pela parceria realizada com a feira. “Em nome de todos os expositores, muito obrigado por tudo o que você representa nessa parceria”, parabenizou De Assis.

A Exproaf é organizada pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), com o apoio dos sindicatos da região do Cariri, da Prefeitura Municipal de Crato e do Governo do Estado. Além da feira e da parte cultural, a exposição conta com a realização de seminários voltados para os trabalhadores do campo, incluindo a entrega de 266 títulos de propriedade rural promovido pelo Governo do Ceará. “Não temos a menor dúvida que, entre o ano passado e esta edição, a Exproaf cresceu mais 40% em número de expositores”, observou o secretário.

“A feira é referência na região e no Estado estando, inclusive, no calendário estadual, e envolve parceiros estratégicos nesta ação. Ela tem uma importância muito grande, pois oportuniza os agricultores a exporem seus produtos, mostra a potencialidade da agricultura familiar da região e permite a venda de produtos de qualidade sem atravessadores”, comenta o presidente da Fetraece. “Não tenho dúvida que, no próximo ano, estaremos no Parque de Exposição Pedro Felício, porque é lá que a agricultura familiar deve estar exposta”, assegurou De Assis informando sobre mudança na estrutura do galpão da agricultura familiar.

“A parceria, entre o Governo do Ceará e a Prefeitura do Crato, acontece em todos os momentos para fortalecermos o agricultor familiar e, futuramente, possamos ampliar ainda mais esta feira”, confirmou José Ailton Brasil. Também estiveram conosco o presidente da CUT/CE, Will Pereira; o secretário municipal de Desenvolvimento Agrário, Zilcélio Alves Ferreira; o presidente do Idace, José Wilson Gonçalves; e o vereador Pedro Lobo. Além destes, o coordenador regional da ASA Brasil, Marcos Jacinto; o representante da Obas, Jorge Pinto; e vários representantes sindicais e dos movimentos sociais e da Ematerce.