SDA divulga expositores da Agricultura Familiar selecionados para a 67ª Expoece

9 de novembro de 2023 - 12:29

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) divulgou nesta quinta-feira (9) a lista de expositores selecionados para participação no Complexo da Agricultura Familiar dentro da 67ª Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará (Expoece). O evento será realizado no período de 12 a 19 de novembro, no Parque de Exposições Governador César Cals, em Fortaleza.

Confira lista dos selecionados AQUI

A SDA contará com um estande institucional na 67ª Expoece e vai organizar o Complexo da Agricultura Familiar, com cerca de 80 expositores, entre agricultores familiares individuais, cooperativas, associações e empreendimentos de economia solidária. O evento, realizado pela Associação de Criadores do Ceará (ACC), prevê a exposição de mais de cinco mil animais de vários estados brasileiros, incluindo aves, bovinos, caprinos, equinos e ovinos. O número representa um aumento significativo em relação a 2022, quando cerca de 4 mil animais foram expostos.

Além da quantidade de animais, a Expoece mescla tradição com modernidade e apresenta as tendências mais recentes de feiras do segmento agropecuário. Um dos destaques da programação é o ranch sorting, uma prova equestre originada do trabalho de fazenda em que é necessário separar o gado de um curral para outro. Além disso, o evento inclui uma série de concursos de raças de diversas espécies, como o nacional das bovinas Jersey e Pardo Suiço, sendo esta última avaliada por um juiz norteamericano; a nordestina do cavalo mangalarga; e o julgamento ranqueado das raças Santa Inês (ovino) e da Anglo-Nubiano (caprino).

Tradição

Desde 1954, a Expoece faz parte do calendário de eventos tradicionais de Fortaleza. Mais do que uma oportunidade de networking para criadores do Ceará e de outros estados, a exposição reúne gerações de famílias que têm a oportunidade de entrar em contato com as raízes do campo sem sair da capital cearense.

A responsabilidade social também integra a programação da Expoece. Em parceria com projetos de assistência animal no campus do Pici da UFC e no bairro da Sapiranga, será realizada a 2ª Feira de Adoção Pet. A ação incentiva a adoção responsável de animais.

Para os amantes de um bom churrasco, a Expoece vai oferecer várias opções, incluindo a venda de diversos pratos da culinária regional e nacional, como churrasco no fogo de chão e no fogão a lenha, bem como oficinas de BBQ. Comidas típicas, como rapadura e tapioca, também estarão disponíveis para compra.

A 67ª edição da Expoece tem o apoio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Governo do Ceará, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae), da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, da Enel e do Banco do Nordeste.