Cisternas de enxurrada garantem permanência e produtividade no campo

11 de novembro de 2019 - 16:31

No último sábado (09), o secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz entregou 30 cisternas de enxurrada na comunidade Carnaubinha do Faé, em Quixelô. O município do Centro Sul cearense já foi atendido com a implantação de 130 cisternas de placa, 895 cisternas de polietileno e seis cisternas escolares. As obras do Programa Água Para Todos incluem ainda a perfuração de cinco e a entrega de cinco sistemas de abastecimento d´água e representam um investimento total de R$ 4,4 milhões. “É um investimento massivo que garante condições para o homem e mulher do interior cearense permanecerem e produzirem no campo”, comentou De Assis.

“Sabemos da dificuldade que é viver no semiárido, e são as ações de convivência como essas que permitem a inclusão social, fazendo com que o homem e a mulher do campo possam viver com mais harmonia e de forma digna”, defendeu o coordenador do Instituto Elo Amigo, Marcos Jacinto. “E é por isso que precisamos reafirmar: os programas de cisterna, de acesso à primeira água e de abastecimento d´água precisam de continuidade para que o agricultor e a agricultora possam permanecer no campo”.

“Para mim, melhorou muito. Até mesmo porque tenho um cacimbão no baixio e fiz questão de encher desde o primeiro dia. Aí, na semana, esvazio um bocado, mas nunca deixo secar. Puxo água do cacimbão pra cisterna (de enxurrada), e no final de semana completo: porque precisa aguar de manhã e de tarde, senão (a planta) morre mesmo”, testemunha a agricultora Luiza Peixoto, de 56 anos. “Eu adoro a roça. Nasci e me criei na roça e a minha vida é a roça. Não gosto do serviço de casa, não. Agora, com a cisterna, estou construindo várias coisinhas, que é para dar conta da macaxeira, o cajueiro, o abacateiro e várias hortaliças”.

Também estiverem presentes: o vice-prefeito Jackson Melo; o chefe de Gabinete Aldir Junior; o secretário municipal de Agricultura, Helio Gomes; e o vereador Zé Francisco. Além destes, os representantes da Codep, Copea e Coágua/SDA, Márcio Peixoto, Juliana Albuquerque e Guido Colares Filho. “Agradeço de todo coração porque nunca esperei receber uma obra tão valorizada como essa. Se hoje fosse para me mudar, eu levava (a cisterna) na cabeça, ou então, agradecia e não ia, não. Foi uma obra que aguardei muito e que agora só me traz felicidade”, completa a agricultora.