Projeto de Peixamento distribuiu 95 mil alevinos nesta semana

7 de fevereiro de 2020 - 15:04

Nesta semana, pescadores artesanais dos municípios de Fortaleza, Maranguape, Maracanaú, Aquiraz, Caucaia e Jaguaribe receberam a visita do Projeto de Peixamento dos Reservatórios Públicos 2019/2020. A ação do Governo do Ceará distribuiu 95 mil alevinos.

Em Fortaleza, as lagoas de Messejana e do Jangurussu receberam um total de 30 mil alevinos, enquanto Jaguaribe recebeu outros 40 mil. Barragens públicas localizadas em Maranguape e Aquiraz receberam um total de 20 mil alevinos cada, enquanto reservatórios localizados nas imediações de comunidades indígena e cigana em Maracanaú e Caucaia, respectivamente, foram contempladas, com 5 mil e 10 mil.

A ação coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário tem como objetivo o repovoamento dos açudes públicos e a geração de ocupação e renda para pescadores artesanais. Além disso, cita o secretário De Assis Diniz, a iniciativa “fornece alimento de alto valor proteico às comunidades que vivem entorno das barragens públicas em condições de receberem o repovoamento”.

A expectativa da Coordenadoria de Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura Familiar (Codea/SDA) é chegar a marca de 5,5 milhões de alevinos em mais de mil reservatórios públicos. 60 mil famílias serão beneficiadas com a ação iniciada em outubro e a previsão é produzir 1,2 mil toneladas de pescado.

“Na próxima edição queremos duplicar a quantidade de alevinos, chegando a quase 12 milhões de pequenos peixes distribuídos”, ressaltou o executivo de Pesca do Desenvolvimento Agrário, Antônio Nei de Sousa. O resultado será possível através de uma parceria que está sendo desenvolvida juntamente ao DNOCS.