Itapipoca recebe Feira Agroecológica e Solidária na próxima quarta-feira (2)

30 de novembro de 2020 - 16:39

Texto: André Gurjão | Imagem: Cetra

A Praça da Matriz, em Itapipoca, já começa o dia mais colorida toda quarta-feira com a Feira Agroecológica e Solidária. No próximo 2 de dezembro, a tradicional feira, promovida pelo Centro de Estudos do Trabalho e Assessoria do Trabalhador (Cetra), conta com a participação especial das famílias atendidas pelos programas Uma Terra e Duas Águas (P1+P2) a ofertarem produtos saudáveis à população do município do Vale do Curu e Aracatiaçu e garantirem renda para dentro de casa.

“Traga sua sacola e venha utilizando a máscara da forma correta fazer parte desse dia especial na Feira Agroecológica e Solidária de Itapipoca! A pandemia ainda não acabou e, por isso, precisamos estar com os cuidados redobrados: higienização das mãos com água e sabão ou álcool 70%, distância de, no mínimo 1,5m entre as pessoas e uso obrigatório de máscara”, recomenda o Centro de Estudos em alusão ao combate à pandemia da Covid-19.

O Governo do Ceará e a Secretaria do Desenvolvimento Agrário apóiam a retomada responsável das feiras públicas em todo Estado do Ceará. Os eventos fomentam a economia solidária pelo interior do Estado e garantem o escoamento da produção agrícola dos agricultores familiares. “Mais que consumir alimentos orgânicos e saudáveis, o consumidor injeta recursos na economia local e fomenta o desenvolvimento regional”, estimula o secretário De Assis Diniz.

Você conhece o P1+2?

Com o intuito de ampliar o estoque de água das famílias, comunidades rurais e populações tradicionais para dar conta das necessidades dos plantios e das criações animais, a ASA criou em 2007 o Programa Uma Terra e Duas Águas, o P1+2. O nome do programa faz jus à estrutura mínima que as famílias precisam para produzirem – o espaço para plantio e criação animal, a terra, e a água para cultivar e manter a vida das plantas e dos animais.

O P1+2 integra o Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido da ASA e congrega também o Programa Um Milhão de Cisternas, o P1MC.