Projeto Peixamento realizou a entrega de 200 mil alevinos nesta semana
22 de janeiro de 2021 - 14:03
Texto: André Gurjão | Imagem: Copea/SDA
Nesta semana, o Projeto Peixamento de Reservatórios Públicos 2020/2021 realizou a entrega de 80 mil alevinos em Fortaleza, 80 mil em Caucaia e 40 mil no município de Guaiúba. Os dados são da Coordenadoria da Pesca e Aquicultura Familiar, órgão vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Agrário. Somente na capital cearense foram distribuídos 60 mil alevinos no açude Jangurussu, 10 mil Lagoa do Coité e 10 mil na Lagoa da Paupina.
“O Peixamento tem como principal objetivo o aproveitamento das águas represadas pelas barragens para produção de alimento: no caso, o peixe, que é rico em aminoácidos fundamentais para a saúde humana. Além disso, estimula a permanência dos pequenos e médios produtores na atividade pesqueira, gerando ocupação e renda, para si e para as suas famílias”, destaca o secretário De Assis Diniz. Desde outubro, a ação já realizou a entrega de 3.155.900 alevinos em 69 municípios cearenses.
Até o início do primeiro semestre do próximo ano, o Projeto de Peixamento promove a entrega 5,22 milhões de alevinos de tilápia, carpa, piau, curimatã e sardinha de água doce e beneficia cerca de 60 mil famílias que moram no entorno de mil barragens e açudes públicos. O investimento do Estado é de R$ 538.082,19 e a estimativa é que o projeto gere uma produção de 1,1 toneladas de peixe por ano.
Para participar do programa, prefeituras, associações, sindicatos e colônias de pescadores podem fazer o pedido do Programa de Peixamento através de solicitação junto a SDA. Para acessar o repovoamento de um ou mais reservatórios, o solicitante deve informar seus dados, como nome e capacidade de armazenamento. O pedido deve ser feito na sede da SDA, através de ofício, ou pelo email: peixamento.sda@sda.ce.gov.br.