Governo do Ceará lançará projeto de repovoamento de açudes na segunda-feira (19), em Pacajus

16 de julho de 2021 - 12:12

Texto: Erivelton M. Celedônio | André Gurjão: Imagem

O Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, lançará na próxima segunda-feira (19) o Projeto Peixamento 2021. Um ato com a presença do secretário Francisco De Assis Diniz, com transmissão pelas redes sociais da SDA, às 8h, em Pacajus, marcará o início das atividades de repovoamento dos açudes.

Executado anualmente pela Coordenadoria de Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura Familiar da SDA, a meta para este ano é a distribuição de 5 milhões de alevinos em 850 reservatórios públicos de todo o Estado. A ação beneficiará mais de 10 mil pescadores artesanais continentais e cerca 51 mil famílias que vivem nas proximidades dos maiores reservatórios públicos.

“O investimento do Governo do Ceará será de R$ 542.719,14 e devemos produzir 1.225 toneladas de peixes/ano, oriundos da pesca extrativista, gerando uma renda estimada de R$ 6.125.000 para o Estado do Ceará”, explica o secretário De Assis Diniz.

Através do projeto, a SDA aproveita águas represadas em açudes, para aumentar a produção pesqueira extrativista, bem como à reposição dos estoques pesqueiros dos reservatórios públicos cearenses, gerando alimento de alto valor nutritivo, além de possibilitar a geração de renda e oportunidades de trabalho, para todos que dependem da atividade pesqueira.

Do total de espécies a serem distribuídas, quatro milhões serão alevinos de Tilápia e um milhão de outras espécies, dentre carpa, curimatã e tambaqui, peixes comuns nos açudes do Estado. São aptos para receberem o projeto os reservatórios estaduais, municipais, comunitários e de áreas de assentamento, que estejam com volumes aceitáveis de água, que possam propiciar um aumento de produção pesqueira.

Como receber o Projeto de Peixamento?

Prefeituras, associações, sindicatos e colônias de pescadores interessadas em participar do Programa de Peixamento podem apresentar solicitação, com informações de seus dados, como nome e capacidade de armazenamento. O pedido deve ser feito na sede da SDA, através de ofício, ou pelo email: peixamento.sda@sda.ce.gov.br.