Projeto de Peixamento prevê a entrega 125 mil alevinos ainda nesta semana

20 de julho de 2021 - 15:35

Texto: André Gurjão | Imagem: Erivelton Celedônio

O Projeto de Peixamento de Reservatórios Públicos 2021/2022 promove a entrega de 125 mil alevinos ainda nesta semana. Os municípios atendidos pela ação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário são da região Centro-Sul. Na quinta-feira (22), os pescadores artesanais do Cedro serão atendidos com a distribuição de 70 mil alevinos em açudes e barragens da cidade e, na sexta-feira (23), é a vez de Quixelô ser atendida com outros 55 mil.

O lançamento do projeto ocorreu na última segunda-feira (19) em Pacajus. A cidade da Região Metropolitana de Fortaleza foi atendida com o repovoamento do reservatório Beira Açude, representando a entrega de 40 mil alevinos. A solenidade foi transmitida pelas redes sociais do órgão do Governo do Ceará e não contou com a presença de público, observando os decretos estaduais de combate ao Covid-19.

“O governador Camilo Santana proporciona ocupação e renda aos pescadores artesanais e investe R$ 542.719,14 com este projeto”, destacou Thiago Sá Ponte, secretário executivo de Pesca e Desenvolvimento Agrário. “Ao todo, iremos distribuir 5 milhões de alevinos até o próximo ano e gerar uma produção de 1.225 toneladas de peixes ao ano”. Com o resultado, a estimativa é que sejam gerados R$ 6.125.000 em negócios.

“Destacamos também a sensibilidade da Assembleia Legislativa ao aprovar a mensagem governamental que instalou a Política de Fortalecimento da Renda e do Trabalho da Pesca Artesanal em todo território cearense”, acrescentou Thiago Ponte. “Em meio a este momento delicado, é uma satisfação receber esta política pública que proporcionará alimento e renda aos nossos pescadores”, complementou o vice-prefeito de Pacajus Francisco Fagner.

Do total de espécies a serem distribuídas, quatro milhões serão alevinos de Tilápia e um milhão de outras espécies, dentre carpa, curimatã e tambaqui, peixes comuns nos açudes do Estado. São aptos para receberem o projeto os reservatórios estaduais, municipais, comunitários e de áreas de assentamento, que estejam com volumes aceitáveis de água, que possam propiciar um aumento de produção pesqueira.

Para receber o Projeto de Peixamento 2021/2022, prefeituras, associações, sindicatos e colônias de pescadores interessadas podem apresentar solicitação, com informações de seus dados, como nome e capacidade de armazenamento. O pedido deve ser feito na sede da SDA, através de ofício, ou pelo email: peixamento.sda@sda.ce.gov.br.