35a edição do Hora de Plantar irá adquirir e distribuir sementes crioulas

29 de julho de 2021 - 16:25

Texto e Imagens: André Gurjão

Inovação partiu de sugestões de diversas entidades representativas do campo e passa a valer a partir da 35a edição do projeto idealizado por Eudoro Santana

Na manhã desta quinta-feira (29), a Secretaria de Desenvolvimento Agrário promoveu a quarta live da Semana da Agricultura Familiar trazendo o tema “Lei Hora de Plantar”. O evento teve as participações de De Assis Diniz, secretário de Desenvolvimento Agrário; Neyara Lage, assessora de Desenvolvimento da Agricultura Familiar; e Clarice Rodrigues, da coordenação estadual do MST.

O governador Camilo Santana tornou o Hora de Plantar em lei estadual no último dia 22 de junho de 2021. A ação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário é uma criação do pai do governador Camilo Santana, Eudoro Santana, há mais de 30 anos. Atualmente, o projeto atende a mais de 155 mil agricultores familiares em todo território cearense com investimento do Fundo Estadual de Combate à Pobreza.

“O Hora de Plantar dialoga com os trabalhadores rurais ao receber as demandas catalogadas junto aos técnicos da Ematerce. Atualmente, atendemos entre 70 e 80% dos pedidos apresentados por meio de licitações nas quais concorrem os ´sementeiros´. O passo seguinte é iniciar a distribuição de sementes pela região do Cariri e, logo após, a entrega de raquetes, manivas e mudas”, explicou De Assis.

Em sua última edição, o projeto de distribuição de 3.410 toneladas de sementes, 6,26 milhões de raquetes de palmas forrageiras, 736 mil mudas de essências florestais e frutíferas e 5 mil m3 de manivas de mandioca. “No próximo edital, passaremos a adquirir e distribuir as sementes crioulas. Então, o Governo do Ceará já cumpriu o seu papel e, agora, a bola está com os movimentos sociais”, anunciou.

Movimentos sociais

“Pensar no resgate das sementes e mudas crioulas e fazer com que elas cheguem no momento certo para as agricultoras e agricultores é essencial. O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra também carrega o compromisso com o meio ambiente e, dentro dessa estratégia, estamos fazendo um grande esforço para adquirir árvores e promover o reflorestamento dos assentamentos”, afiançou Clarice Rodrigues.

“O Plano Nacional de Plantio é um desafio importante a nossa meta é 100 milhões plantar de árvores. Além de pensar na produção e comercialização de alimentos saudáveis, estamos comprometidas e comprometidos em implementar agroflorestas e quintais produtivos para que as futuras gerações possam contar com um sistema de produção sustentável”, concluiu a membro da coordenação estadual do MST.