Projeto realiza a entrega de 30 mil alevinos no município de Paraipaba

12 de agosto de 2021 - 12:05

Texto: André Gurjão | Imagem: Felipe Magalhães

Na mesma manhã, o secretário De Assis Diniz e a prefeita Ariana Aquino conheceram e experimentaram a produção da Associação Comunitária Mulheres da Agricultura de Paraipaba

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário realizou, na última quarta-feira (11), a distribuição de 30 mil alevinos em açudes e barragens públicas de Paraipaba. A solenidade foi comandada pelo secretário De Assis Diniz e pela prefeita Ariana Aquino e seguiu as orientações sanitárias de combate ao Covid-19 do Governo do Ceará.

Pelas redes sociais, o secretário De Assis Diniz comemorou a distribuição no município. “Essa é apenas uma pequena parcela do tamanho da ação desenvolvida pela SDA. Ao todo, iremos distribuir 5 milhões de alevinos em todo Estado, gerando segurança alimentar e renda para o homem e a mulher do campo”, publicou.

Com um investimento de mais de R$ 543 mil, via Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), o Projeto de Peixamento dos Reservatórios Públicos 2021/2022 vai gerar uma produção de 1,22 toneladas de peixe ao ano e mais de R$ 6 milhões em negócios rurais. “Estamos gerando um incremento de renda no campo”.

Para receber o Projeto de Peixamento 2021/2022, prefeituras, associações, sindicatos e colônias de pescadores interessadas podem apresentar solicitação, com informações de seus dados, como nome e capacidade de armazenamento. O pedido deve ser feito na sede da SDA, através de ofício, ou pelo email: peixamento.sda@sda.ce.gov.br.

Participação feminina

Na mesma manhã, De Assis e Ariana Aquino também participaram do Seminário de Apresentação das Ações da SDA em Paraipaba e conheceram os produtos a Associação Comunitária Mulheres da Agricultura. Ao lado de Silvanira Lourenço, De Assis destacou o papel das mulheres no aumento da produtividade do setor. “Agradecemos ao secretário, à Ematerce e à prefeita por sempre estarem ao nosso lado”, saudou a presidente da entidade.

A associação é acompanhada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, órgão vinculado à SDA. “Estamos articulados com a secretaria municipal de Agricultura e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e vamos garantir, no formato presencial, um curso de manejo de galinha caipira”, anunciou o assessor técnico Zilval Fonteles.

“O mundo do agro não é somente dos homens. Hoje, a Associação Comunitária Mulheres da Agricultura já fornece produtos e alimentos para a merenda escolar do município de Paraipaba e a liderança da Nira é demonstração cabal de que as mulheres podem, sim, assumir essa liderança e protagonismo”, concluiu a prefeita.