Projeto Peixamento realiza entrega de 30 mil alevinos em Cascavel

26 de agosto de 2021 - 16:37

Texto e Imagens: André Gurjão

Na manhã desta quinta-feira (26), o Projeto de Peixamento dos Reservatórios Públicos 2021/2022 realizou a distribuição de 30 mil alevinos açudes e barragens públicas de Cascavel. A cerimônia foi comandada pelo secretário de Pesca e Desenvolvimento Agrário, Thiago Sá Ponte, e contou com a participação do secretário de Agricultura, Pesca, Meio Ambiente e Defesa Civil, Vladir Meireles, além de estudantes da EEEP Pedro de Queiroz Lima e de membros da gestão municipal.

“Nesta edição, estaremos entregando cinco milhões de alevinos em 850 reservatórios públicos de todas regiões do Estado e o nosso objetivo é promover o repovoamento dos açudes e barragens públicas. Com este projeto, estaremos gerando uma produção de mais de 1,225 toneladas de peixe (tilápia, curimatã, carpa e tambaqui) e cerca de R$ 6 milhões em negócios rurais”, explica o secretário Thiago Sá Ponte.

Segundo ele, a ação do Governo do Ceará representa ainda segurança alimentar para o homem e a mulher do campo. “Todo mundo sabe: quando a planta seca, o agricultor familiar corre para a beira do açude para garantir o sustento da família”, explica. “E, neste momento de enfrentamento da pandemia, não podemos nos esquivar da responsabilidade e deixar desamparadas a população do campo”.

A ação do governo estadual é realizada todos os anos e, nesta edição, conta com um investimento de mais R$ 530 mil do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop). A solicitação para participar do projeto é realizada por meio de encaminhamento de ofício para o e-mail peixamento.sda@sda.ce.gov.br e pode ser requisitada por prefeituras, associações, sindicatos e colônias de pescadores.