Arneiroz: distribuídos 80 mil alevinos pelo Projeto de Peixamento

30 de agosto de 2021 - 14:05

Texto e Imagens: André Gurjão

No último sábado (28), o Projeto de Peixamento dos Reservatórios Públicos 2020/2021 desembarcou em Arneiroz para realizar a entrega de 80 mil alevinos de tilápia e tambaqui nos principais açudes e barragens do município dos Inhamuns. A solenidade contou com a presença do secretário executivo de Pesca e Desenvolvimento Agrário, Thiago Sá Ponte; do prefeito Monteiro Filho; e do secretário de Agricultura, Tibério Monteiro.

“Essa é uma política pública importantíssima para o homem e a mulher do campo. Gera ocupação, renda extra e um alimento de alto valor nutritivo para quem mais precisa”, justificou pelas redes sociais o secretário executivo. “Daqui a uns quatro meses, os pescadores artesanais irão retornar a esses mesmos reservatórios e irão sentir a diferença no tamanho do peixe e também pela quantidade”.

Como é o caso do pescador artesanal Francisco Borges, de 44 anos. Mesmo também atuando no setor agricultura familiar, nos últimos dois anos, a principal fonte de renda dele é a venda do pescado para merenda escolar do município. “Peixe é um alimento bom e graças à Deus tem sido aceito bem aqui nas escolas. Hoje, quase já não preciso vender no rateio (no atacado) para o consumidor com essas políticas públicas”, defende.

Somente nesta edição, o Peixamento realiza a entrega de 5 milhões de alevinos em 850 reservatórios públicos do Estado. A expectativa é que a iniciativa gere uma produção de 1,225 toneladas de peixe ao ano e cerca de R$ 6 milhões em negócios rurais. “E, neste momento de enfrentamento da pandemia, não podemos nos esquivar da responsabilidade e deixar desamparadas a população do campo”, complementa Thiago.

“A gente agradece ao secretário De Assis Diniz e ao governador Camilo Santana dizendo que essas políticas públicas ajudam muito o homem e a mulher do campo. Quando as ações são muito bem feitas e possuem secretários à altura, como é o caso do De Assis, que faz isso com muito carinho, vem a fortalecer as demais políticas públicas do Governo do Ceará e mesmo as ações do município”, conclui o prefeito Monteiro Filho.