70 mil alevinos de tambaqui e tilápia para pescadores artesanais de Canindé

17 de setembro de 2021 - 15:31

Textro: André Gurjão | Imagem: Erivelton Celedônio

O Projeto de Peixamento dos Reservatórios Públicos é realizado todos os anos pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário e promove o repovoamento de açudes e barragens públicas do Estado

O Governo do Ceará, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, realizou a distribuição de 70 mil alevinos em 14 açudes e áreas represadas de Canindé. Ainda pela manhã, o secretário De Assis Diniz participou do lançamento do Projeto do Centro de Comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar junto à prefeita Rosário Ximenes, ao deputado federal José Guimarães e ao deputado estadual Moisés Bráz.

“Realizamos a entrega de 30 mil alevinos de tambaqui e 40 mil de tilápia. Isso representa investimento na pesca artesanal continental e fortalecimento desta atividade nos Sertões de Canindé”, comemorou o gestor estadual ao lado do vice-prefeito Ilomar Vasconcelos. A meta, informa De Assis Diniz, é distribuir 5 milhões de alevinos em 850 açudes e barragens em todas as regiões do Estado até março de 2022.

Como resultado, o Projeto de Peixamento dos Reservatórios Públicos 2021/2022 será responsável pela produção de 1,225 toneladas de peixe ao ano e R$ 6 milhões em negócios rurais. O principal objetivo da política pública, complementa o secretário executivo de Pesca e Desenvolvimento Agrário, Thiago Sá Ponte, é o repovoamento dos reservatórios e a promoção da segurança alimentar das famílias.

“Trata-se de uma demonstração concreta de que a parceria entre a Prefeitura e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário gera bons resultados para toda população. Daqui há alguns meses, os alevinos estarão nos lares dos pescadores, nas mesas das famílias e nos mercados públicos”, agradeceu o vice-prefeito. “Serão 35 mil quilos de peixe e R$ 280 mil circulando no comércio de Canindé”.

A ação recebe um investimento de R$ 542.719,14 via Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop). Para receber o projeto, prefeituras, associações, sindicatos e colônias de pescadores interessadas devem apresentar solicitação para o email: peixamento.sda@sda.ce.gov.br. Um dos pré-requisitos é que o reservatório disponha de volume d´água suficiente.