70 mil alevinos desembarcam em Itapipoca pelo Projeto de Peixamento

13 de outubro de 2021 - 11:52

Texto: André Gurjão | Imagens: Erivelton Celedônio

A manhã desta quarta-feira (13) começou com a entrega de 70 mil alevinos nos principais reservatórios públicos de Itapipoca. O Projeto de Peixamento dos Reservatórios Públicos 2021/2022, uma ação do Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, deve gerar cerca de 35 mil kg de alimento para as famílias do campo, ou R$ 280 mil em negócios rurais no município localizado no Vale do Curu.

A solenidade de lançamento ocorreu no açude Poço Verde e contou com a presença do prefeito Felipe Pinheiro, além dos vereadores Carlos Filho e Professor Raimundo. “Para nós, é uma satisfação muito grande receber esse projeto. Tenho certeza que essa ação nos ajudará a crescer. Muito obrigado governador Camilo Santana, ao prefeito e ao secretário”, agradeceu Zé Carlos, presidente da Capatazia do Açude Poço Verde.

“Além de ser secretário de Estado, ele (De Assis) também recebe, hoje, o título de cidadão itapipoquense: pelos serviços prestados à cidade dos Três Climas”, complementou o prefeito Felipe Pinheiro. “Só temos a agradecer por essa parceria efetivada com a entrega de títulos de terra, com a água do Projeto São José e por todas as políticas públicas executadas pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário”, justificou.

Sobre o Projeto de Peixamento, o secretário De Assis Diniz destacou que ela é uma ação do Governo do Ceará realizada todos os anos. “Com ele, os açudes e barragens são reabastecidos e o agricultor familiar encontra alimento para colocar na mesa”, explicou. “Ainda neste ano”, antecipou, “o Governo do Ceará deve anunciar R$ 21 milhões para compra de insumos que irão beneficiar os pescadores artesanais”.

A previsão é que, até março do próximo ano, o Peixamentorealize a entrega de 5 milhões de alevinos em 850 açudes e barragens públicas de todo Estado. O investimento, por meio do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), é de R$ 542.719,14 e a expectativa é gerar 1,1 toneladas de peixe ou R$ 6 milhões em negócios rurais para 10 mil pescadores artesanais continentais.

Para participar do programa, prefeituras, associações, sindicatos e colônias de pescadores devem encaminhar solicitação para a SDA. Para acessar o repovoamento de um ou mais reservatórios, o solicitante deve informar seus dados, como nome e capacidade de armazenamento. O pedido deve ser feito na sede da SDA, através de ofício, ou pelo email: peixamento.sda@sda.ce.gov.br.