Iguatu recebe 50 mil alevinos pelo Projeto de Peixamento

18 de outubro de 2021 - 11:54

Texto e Imagens: André Gurjão

Os pescadores artesanais de Iguatu, na região Centro Sul cearense, comemoraram a chegada de 50 mil alevinos pelo Projeto de Peixamento dos Reservatórios Públicos 2021/2022. A entrega ocorreu na última sexta-feira (15) e contou com as presenças do secretário de Pesca e Desenvolvimento Agrário, Thiago Sá Ponte, e do prefeito Ednaldo Lavor.

“E, com eles (os alevinos), chega também a renovação do estoque alimentar dos reservatórios públicos e renda para o pescador artesanal. São 25 mil kg de proteína da mais alta qualidade no prato dos iguatuenses e cerca de R$ 280 mil em negócios rurais”, comemorou o secretário executivo às margens do açude da Vila Estrada.

Ao todo, o Governo do Ceará prevê a entrega de 5 milhões de alevinos em 850 reservatórios públicos em todo o Estado. A previsão é que, em de cinco meses, 10 mil pescadores artesanais sejam atendidos com a geração de R$ 6 milhões em negócios rurais. “Parabéns ao governador Camilo Santana pela iniciativa”, comemorou o prefeito.

Para participar, prefeituras, associações, sindicatos e colônias de pescadores devem encaminhar solicitação para a SDA. O solicitante deve informar seus dados, como nome e capacidade de armazenamento. O pedido deve ser feito na sede da SDA, através de ofício, ou pelo email: peixamento.sda@sda.ce.gov.br.