50 mil alevinos de tilápia repovoam açudes de Aiuaba em ação da SDA

22 de outubro de 2021 - 20:56

Erivelton M. Celedônio | Texto e Imagens

Por meio do Projeto de Peixamento dos Açudes Públicos do Governo do Ceará, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário realizou nesta sexta-feira (22) o repovoamento dos açudes Bengué, Socó e Camarão no município de Aiuaba. Beneficiando os pescadores artesanais, a ação efetiva a distribuição de 50 mil alevinos de tilápia. O secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, acompanhou o repovoamento acompanhado pelo secretário municipal de agricultura Welison Bezerra, representando o prefeito Ramilson Morais.

O Projeto de Peixamento é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário por meio da coordenadoria de Pesca e Aquicultura Familiar (Copea). A atividade conta com recursos da ordem de R$ 542.719,14, via Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) e atende a cerca de 10 mil pescadores artesanais continentais. A previsão é gerar 1,225 toneladas de proteína animal e gerar até R$ 6 milhões em negócios rurais.

Para participar, prefeituras, associações, sindicatos e colônias de pescadores devem encaminhar solicitação para a SDA. O solicitante deve informar seus dados, como nome e capacidade de armazenamento. O pedido deve ser feito na sede da SDA, através de ofício, ou pelo email: peixamento.sda@sda.ce.gov.br.