Governo do Ceará inaugura nova casa de farinha em Araripe com investimento de R$ 500 mil

5 de novembro de 2021 - 10:31

Rones Maciel e Bernardo Lucas - Texto | Imagem: Felipe Magalhães

A agricultura familiar tem ganhado um forte aliado com o implemento de investimentos do Governo do Ceará nos últimos seis anos. A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio do Projeto Paulo Freire, presente em 600 comunidades, de 31 municípios, tem promovido ações de desenvolvimento rural de convivência com semiárido e transição de base agroecológica.

Na comunidade Serra da Perua, no município de Araripe, a 536 km de Fortaleza, foram desenvolvidas ações de fortalecimento produtivo e social. Serra da Perua recebeu assessoria técnica e a implantação de unidade de beneficiamento de mandioca para favorecer o beneficiamento da mandioca e agregar valor à atividade já desenvolvida na comunidade, além de projetos de avicultura e ovinocultura. A ação beneficia 49 famílias.

Nesta quinta-feira (4) o secretário Francisco De Assis Diniz acompanhou a inauguração em Araripe ao lado do prefeito Cícero de Deus, do secretário de agricultura do município, Rutemberg, e do presidente da associação, Beto.

O acesso à agua também faz parte das ações do Projeto. São 25 famílias beneficiárias do projeto que dispõem de produção e quintal produtivo. Ao todo 15 pessoas fornecem para os programas PAA e PNAE e três famílias participam da feira municipal da agricultura familiar que ocorre na sede do município, levando os produtos seus e das demais famílias produtoras. Todas as famílias beneficiadas pelo PPF têm de cisternas de placas.

Somente em projetos produtivos foi investido um total de R$ 571.661,23, sendo, 52.500,00 de contrapartida da comunidade. A Associação dos Produtores Rurais da Serra da Perua é a organização que faz a gerência dos recursos com apoio do Instituto Flor do Piqui, entidade que realizou a assessoria técnica contínua na comunidade.

Projeto Paulo Freire

O Projeto Paulo Freire desenvolve ações que fortalecem a relação da mulher e do homem do campo com o território e a convivência com o semiárido. São 600 comunidades rurais, mais de 53 mil famílias, totalizando mais de 200 mil pessoas beneficiadas diretamente, priorizando jovens, mulheres e povos e comunidades tradicionais. A Assessoria Técnica Contínua presentes em 600 comunidades é executada por organizações da sociedade civil. São 533 planos de investimentos produtivos implementados, beneficiando mais de 17.700 famílias no semiárido cearense.