290 mil alevinos do Projeto de Peixamento deverão ser entregues nesta semana pela SDA

22 de novembro de 2021 - 14:30

A começar por Caridade, nesta segunda-feira (22), o Projeto de Peixamento deverá realizar até o fim desta semana o repovoamento de açudes públicos com 290 mil alevinos. A ação contemplará ainda nos próximos dias os municípios de Pires Ferreira, Hidrolândia, Ipaumirim, Cariús, Campos Sales e Horizonte.

Hoje os primeiros 50 alevinos de tilápia desta leva de entregas chegaram aos açudes de Caridade. O secretário executivo da Pesca, Thiago de Sá Ponte, esteve no município nas primeiras horas desta segunda-feira acompanhado pela equipe responsável pelo Projeto de Peixamento e da prefeita Simone Tavares para dar o pontapé inicial do repovoamento no Açude Caraúbas, no distrito de Ipueira dos Gomes. A ação contemplou ainda os açudes Riacho do Meio, Arapuá, Lages, Trapiá Carneiro, Desterro e Poço.

No total, com o Peixmaento, a SDA visa distribuir cinco milhões de alevinos em 850 açudes e barragens públicas do Estado. A pasta realiza etapas de entregas desde julho desde ano. De acordo com o secretário executivo de Pesca e Aquicultura Familiar, Thiago Sá Ponte, a expectativa é gerar 1,255 toneladas de peixe por ano e gerar R $6 milhões em negócios rurais. “O governador Camilo Santana proporciona ocupação e renda aos pescadores artesanais e investe R$ 542.719,14 com este projeto”, destaca.

Nesta terça-feira (23) será a vez de Pires Ferreira receber 30 mil alevinos do projeto.